O acidente aconteceu na segunda-feira, 13, no município de Mâncio Lima, enquanto uma embarcação descia o Rio môa, na comunidade Belo Monte. O barco tipo baleira pertencia ao senhor José Devanir Silva de Souza morador de Mancio Lima.
Na baleeira estavam 11 cabeças de gado um barco de alumínio 6 metros e outros vários equipamentos motomecanizados com destino ao porto de Mâncio Lima.
Segundo o proprietário o acidente aconteceu no momento em que fazia uma curva do rio, a embarcação desestabilizou-se devido à movimentação do gado e acabou afundando com todos os bens.
Quatro pessoas que estavam no barco conseguiram sair para margem do rio após o naufrágio.
Dos 11 animais, 10 morreram afogados. Uma novilha de apenas 3 meses conseguiu sair para a margem.
O corpo de bombeiros foi acionado e esteve no local fazendo. A guarnição foi recebida pelo proprietário e informada que a embarcação já havia sido ancorada com cordas. Foi solicitado ajuda para retirada do barco do leito do rio.
Os homens do corpo de bombeiro montaram um sistema de multiplicação de força 4×1 com polias, e com ajuda de habitantes locais, puxou a embarcação para margem esquerda do Rio Môa. Ao remover a embarcação para margem, foi retirado também os bovinos (mortos) que ainda estavam presos ao barco pelas cordas.
Após reflutuar o barco, foi identificado a falta de um motor yanmar 18hp, um motosserra stihl MS 651 e uma canoa em alumínio de 6 metros. Após realizar mergulhos na parte da tarde, a guarnição encontrou o motor de 18 HP e devolveu ao proprietário.
Jurua24horas