A persistente estiagem na região do Juruá tem piorado a seca dos rios e igarapés, agravando a situação em municípios isolados como Marechal Thaumaturgo e Porto Walter. Com o nível dos rios baixando drasticamente, o abastecimento de produtos básicos da cesta básica tem se tornado um desafio ainda maior.
A redação do Juruá24Horas tem recebido frequentemente vídeos de moradores dessas regiões, relatando as dificuldades enfrentadas. Em um dos vídeos, enviado no último final de semana, Clésio Pontes Barroso, que seguia voagem com destino a Vila Restauração, na zona rural de Marechal Thaumaturgo, mostra a complicada navegação pelo Rio Tejo, um dos afluentes do Rio Juruá. O vídeo revela que a viagem, que costumava durar 12 horas, agora está sendo feita em até três dias devido à baixa profundidade do rio.
Outro vídeo chocante mostra uma embarcação que transportava combustível para Marechal Thaumaturgo enfrentando as dificuldades da seca. Em um trecho raso do rio, homens são vistos com a água na altura dos joelhos, empurrando o barco para ultrapassar os obstáculos naturais que surgiram com a seca.
A situação é crítica e exige uma atenção urgente, pois a falta de água e a dificuldade no transporte podem levar a um desabastecimento ainda maior, comprometendo a vida nas comunidades isoladas da região.
JURUA24HORAS