Juruá 24 horas

Vila Restauração: projeto de energia solar segue transformando a vida da comunidade em Marechal Thaumaturgo 

Iniciativa ganhou prêmio internacional de melhor projeto de energia solar do mundo.  Até 2021, o fornecimento de energia na Vila Restauração era precário, caro e poluente.

O projeto que levou energia solar limpa e renovável para mais de 200 famílias da Vila Restauração, em Marechal Thaumaturgo, no interior do Acre, completa dois anos. Realizado pelo Grupo Energisa, a iniciativa conquistou dois prêmios internacionais e segue transformando a rotina dos moradores que, somente a partir de 2021, tiveram acesso à energia elétrica por 24 horas.

A luz da comunidade era produzida por um único gerador a diesel, custeado pelos habitantes locais e a prefeitura de Marechal Thaumaturgo, cidade mais próxima da comunidade. A comunidade ribeirinha está situada dentro da Reserva Extrativista do Alto Juruá, próxima à fronteira com o Peru. Para chegar ao local, um dos mais remotos do Brasil, são necessárias viagens que levam de quatro a dez horas em pequenas embarcações, dependendo das condições do rio.

O projeto do Grupo Energisa instalou no local um sistema híbrido composto por 580 placas fotovoltaicas (325 kWp) e um sistema de armazenamento de energia com baterias de lítio (829 kWh), além de dois geradores de 116 kilovolt-amperes (kVA).

“Ter energia elétrica o dia todo parece algo simples para quem mora na cidade, mas pra gente aqui na vila Restauração foi algo que mudou totalmente a nossa vida. Agora eu posso beber água gelada e guardo alimentos sem medo de estragar”, conta Deison Furtado que um dos moradores da Vila.

O projeto da Vila Restauração estimula o desenvolvimento econômico e social da região, além de consolidar um modelo que pode ser replicado em outras localidades com características similares.

O coordenador comercial da Energisa Acre, Pedro Melo, acompanhou o início da instalação da usina até a realização da transmissão de um jogo da Copa do Mundo no local. “Foi muito gratificante, enquanto profissional, e emocionante, enquanto ser humano, ir percebendo a melhora da qualidade de vida das famílias a partir da possibilidade de utilização de equipamentos que só são possíveis de utilizar com a energia elétrica ininterrupta e de qualidade”, explicou.

O projeto, sem dúvida possibilitou mais conforto aos moradores e ampliou itens fundamentais, como a comunicação. “É maravilhoso poder presenciar escolas funcionando com lâmpadas e ventiladores, profissionais de saúde podendo utilizar os seus materiais e equipamentos, inclusive ferramentas de telemedicina e jovens podendo realizar cursos online”, detalhou.

“Tive uma das maiores emoções de minha caminhada profissional foi preparar um evento para que os moradores pudessem acompanhar a estreia do Brasil na Copa do Mundo”, finalizou.

Prêmio Internacional 

Esta iniciativa do Grupo Energisa venceu o The Smarter e Award, este ano, em Munique, na Alemanha. Concedido pelo Intersolar Awards, o prêmio reconhece projetos únicos de geração, uso ou integração inteligente de energias renováveis. Os critérios usados pela comissão julgadora para avaliar os finalistas foram pioneirismo, originalidade, benefícios econômicos, ambientais e sociais, grau de inovação tecnológica e apresentação.

Entre os sete finalistas da categoria, a Vila Restauração era o único projeto desenvolvido no hemisfério sul. Os demais foram de países da Europa, Estados Unidos e Ásia.

Sair da versão mobile