Viúva do ex-governador Orleir Cameli escreve livro sobre o marido

“Orleir Cameli, um homem à frente de seu tempo”. Este é o nome do livro que conta a história do empresário, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre,

“Orleir Cameli, um homem à frente de seu tempo”. Este é o nome do livro que conta a história do empresário, ex-prefeito de Cruzeiro do Sul e ex-governador do Acre, escrito pela viúva Beatriz Barroso Cameli. São 455 páginas com 75 depoimentos e fotografias. O livro só será lançado em 2026, no dia do aniversário dele, em 16 de março. Até lá, ela que recebeu apenas exemplares de prova física,vai divulgar a obra.
Em 13 capítulos, a ex-primeira dama conta desde o nascimento de Orleir em um seringal até a chegada dele ao Palácio Rio Branco. O livro começou a ser escrito em 2010, e quando ele morreu. Em 2013, ela parou o trabalho, que só retomou em 2016. Nas páginas não cita polêmicas pessoais ou políticas, ou desafetos dele. A biografia retrata o visionário, o avô, as superstições do homem caridoso, visionário e duro, que preferia o trabalho no trecho, em vez da burocracia.

“Eu não trato de nomes, de políticos específicos, adversários. Eu queria um livro onde era esposa que estava falando não, uma cientista social ou um político. O objetivo de escrever o livro, é lógico que um homem do calibre dele, do trabalho que ele fez, da inteligência dele, tinha que ser mostrado como um exemplo, como um legado para novas gerações. Foi esse objetivo”, relata ela, que teve o auxílio da professora Elenilda Maia e do jornalista Mário Emílio Malachias, na obra.

Além de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, a viúva pretende lançar a obra em outros municípios do Acre. “ Eu pretendo lançar em Cruzeiro do Sul e Rio Branco em março de 2026. Também vamos fazer em Brasileia, Sena Madureira e Tarauacá, onde ele era muito querido “, pontua a ex-primeira dama, que pretende escrever outros livros

“Eu pesquiso desde que eu cheguei aqui, são 45 anos. Meus próximos trabalhos serão a história da culinária em Cruzeiro, no Vale do Juruá, o dicionário local, o dicionário bilíngue de Pucalpa, Cruzeiro do Sul, para quando haja comunicação com Pucalpa, já as pessoas têm uma cartilha das principais expressões de Pucalpa. E tem mais dois projetos na frente. A vida não para”, concluiu.

Orleir Messias Cameli foi prefeito de Cruzeiro do Sul de 1993 a 1994 e governador do Acre de 1995 a 1999. O político morreu de câncer no dia 8 de maio de 2013. Ele é tio do governador Gladson Cameli.

AC24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O Censo Demográfico de 2022, divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revela um dado alarmante: o Acre abriga 79 favelas, onde residem cerca de 9,3%

O tempo no Acre neste sábado (9) deve ser instável, com sol, muitas nuvens e chuvas a qualquer hora, que, em algumas áreas, podem ser fortes e acompanhadas de temporais.

Um caminhão bitrem usado para transportar gado que seguia de Rio Branco para Porto Velho bateu contra outro caminhão que seguia para a capital acreana na altura do distrito de

Reconhecido por sua voz serena e postura carismática, Ayres Rocha se tornou uma referência para muitos telespectadores e profissionais da área.
De acordo com a instituição a instituição preza pela política de não contato e reforça que não existe histórico monitorado de confronto entre as etnias envolvidas.
A Defesa Civil Municipal, coordenada por Maria José Feitosa, junto com o prefeito Naudo Ribeiro, realizou visitas às comunidades rurais e aos barqueiros da região para avaliar o nível do
O prefeito eleito ressaltou ainda a importância dessas parcerias para o desenvolvimento de Rodrigues Alves e a qualidade de vida da população.
O evento ocorreu nos dias 6, 7 e 8 de novembro com o apoio da equipe do CAPS Náuas, e representou um marco importante para o avanço da saúde mental
Não existem mais publicações para exibir.