Zequinha Lima é o primeiro prefeito do Acre a criar Secretaria Municipal de Segurança Pública

O prefeito anunciou a criação da pasta na última segunda-feira, 6, durante a posse dos secretários municipais.

Cruzeiro do Sul faz história ao anunciar a criação da primeira Secretaria Municipal de Segurança Pública do Acre, uma iniciativa da nova gestão do Prefeito Zequinha Lima, que promete revolucionar a forma como a segurança é tratada em nível municipal.O prefeito anunciou a criação da pasta na última segunda-feira, 6, durante a posse dos secretários municipais. 

Zequinha destacou a importância de integrar à segurança pública às funções da administração municipal. “É o primeiro modelo de governança em segurança pública municipal. A gente sabe que a segurança é uma responsabilidade de todos nós, mas não podemos jogar essa responsabilidade apenas para o governo do Estado e precisamos ajudar. A gente precisa ter coragem e ousadia para inovar. O tempo vai dizer se esta proposta de criação de uma Guarda Civil será viável, mas estamos determinados a trabalhar por Cruzeiro do Sul”, destacou Zequinha. 

Zequinha ressaltou que, embora ainda não tenha sido nomeado um titular para a nova pasta, o procurador jurídico Dr. Rafael Sanson assumiu interinamente a função. “Estamos buscando meios e recursos para que essa secretaria possa desenvolver ações que garantam a segurança do cidadão em Cruzeiro do Sul”, pontuou Zequinha, que mencionou a importância de buscar parcerias com parlamentares e o acesso a recursos do Fundo de Segurança Nacional, essenciais para implementar políticas de segurança eficazes. 

“Estamos conversando com parlamentares para acessar fundos de segurança nacional e garantir que possamos desenvolver ações que tragam mais segurança ao cidadão cruzeirense”, enfatizou Zequinha , afirmando que com a nova configuração, a expectativa é que a administração municipal avance em diversas áreas, promovendo o bem estar da população. 

O procurador Rafael Sanson, que acumula as responsabilidades de procurador-geral do município e secretário de segurança pública, explicou que a criação da secretaria é uma promessa de campanha do prefeito. “Estamos encarregados de criar toda a estrutura organizacional da nova secretaria. Isso inclui a abertura de um período de preparação para estruturar a sede, mobiliário e até concursos públicos”, afirmou. 

Sanson também destacou a possível criação de uma Guarda Municipal, que é um dos objetivos da nova secretaria. “Essa possibilidade foi uma das motivações para a criação da secretaria. Mas até chegarmos lá, precisamos avançar em várias etapas e contar com a colaboração de parceiros”, ressaltou.

Segundo o secretário, a segurança pública é um tema sensível e de grande preocupação entre os cidadãos, que exige um planejamento estratégico que envolva a comunidade. “Precisamos chamar a população para conversar e traçarmos juntos as estratégias que levarão a uma segurança pública efetiva e que atenda às necessidades de todos”, concluiu o secretário.

A criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Cruzeiro do Sul representa um passo significativo para a gestão do prefeito Zequinha Lima, que busca inovar e garantir a segurança dos cidadãos em um momento em que a demanda por ações efetivas nessa área é cada vez mais urgente. A expectativa é que, com planejamento e parcerias, a nova pasta consiga implementar medidas concretas que impactem positivamente a segurança no município.

Por Assessoria 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Já para pessoas jurídicas, o valor passou de R$ 5 mil para R$ 15 mil.
Alguns trabalhadores chegaram a sacar o valor depositado erroneamente, mas a Caixa está orientando as pessoas sobre a devolução do dinheiro.
Maior parte das apreensões ocorreu em Tarauacá; ação cumpre lei que proíbe artefatos barulhentos no estado.
Oportunidades são para os cargos de Analista e Técnico, com provas previstas para maio em todas as capitais do país
Durante a ação foram cumpridas 12 medidas cautelares, sendo 6 mandados de busca e apreensão e 6 mandados de prisão preventiva, nas cidades de Rio Branco e Epitaciolândia.
Apesar da melhora considerável no cenário nacional, estado acreano se mantém em situação crítica de estiagem.
Os dados são do relatório do Resultado Operacional de 2024 do 6° Batalhão da Polícia Militar.
O gestor da SDTI, Ezequiel Bino, ressaltou a importância do empreendedorismo para as famílias do Acre.
Não existem mais publicações para exibir.