Pesquisadores do Trans-Amazon Drilling Project Promovem Integração com Estudantes em Rodrigues Alves, Acre

Pesquisadores do Trans-Amazon Drilling Project (TADP), um programa internacional de pesquisa científica sobre a Amazônia que envolve a perfuração de subsolo, realizaram uma ação de integração com cerca de 150

Pesquisadores do Trans-Amazon Drilling Project (TADP), um programa internacional de pesquisa científica sobre a Amazônia que envolve a perfuração de subsolo, realizaram uma ação de integração com cerca de 150 estudantes da rede pública da Escola Estadual Cunha Vasconcelos, em Rodrigues Alves, no Acre.

O objetivo principal da atividade foi compartilhar informações científicas sobre o TADP e explicar como funciona o trabalho de campo que está ocorrendo na região desde maio deste ano. Durante a interação, os pesquisadores abordaram tópicos como o papel dos geocientistas na compreensão da Terra, o processo de perfuração e análise das amostras coletadas, e os fósseis encontrados na região, incluindo o Purussaurus brasiliensis, um jacaré gigante extinto.

Para tornar o projeto científico acessível aos alunos, os pesquisadores adotaram uma linguagem simples e didática. Eles explicaram que o TADP busca entender o passado da região amazônica, incluindo a origem da biodiversidade e a evolução da paisagem, para fornecer informações que ajudem a prever mudanças futuras, como as mudanças climáticas.

Os pesquisadores também destacaram a importância da Amazônia como um bioma rico em biodiversidade e crucial para o clima global. Eles enfatizaram a necessidade de estudar e proteger a floresta amazônica.

A ação de integração teve o apoio da Secretaria de Meio Ambiente de Rodrigues Alves, que reconheceu a importância da comunicação efetiva com a comunidade para esclarecer os objetivos do projeto e dissipar a curiosidade gerada pela chegada dos pesquisadores à região.

Além disso, réplicas de fósseis e amostras minerais do Brasil foram sorteadas para os participantes, e todos posaram para uma foto com um drone.

O TADP é um programa de pesquisa científica internacional que visa entender a origem e a evolução da biodiversidade da Amazônia e sua relação com o ambiente. Os pesquisadores estão perfurando o subsolo para coletar testemunhos de rochas e sedimentos que ajudarão a reconstituir a história da região.

Este projeto envolve 60 pesquisadores de várias instituições nacionais e internacionais e é financiado por várias organizações, incluindo o International Continental Drilling Program (ICDP), a National Science Foundation (NSF) dos Estados Unidos e a Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

A iniciativa visa deixar um legado na comunidade local, fornecendo informações sobre mudanças climáticas, geodiversidade e patrimônio geológico, além de promover o conhecimento e a conscientização sobre a importância da Amazônia.

jurua24horas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gomes havia sido condenado a 35 anos de prisão por ter assassinado a namorada e jogado o corpo em uma cisterna, crime ocorrido em setembro de 2020.

Neste último domingo (15), duas mulheres tentaram entrar com ilícitos dentro do presídio de Cruzeiro do Sul durante visita. Os policiais penais identificaram através de aparelhos de segurança algo suspeito

Zequinha foi ao Ramal do Caracas, Ramal 2 e Campinas, na BR-364.

O governo do Estado anunciou a data de pagamento para aposentados e pensionistas referente ao mês de setembro, além de confirmar o cronograma de pagamento para os servidores ativos. Aposentados

A Secretária-Adjunta de Administração da Secretaria Estadual de Saúde no Acre, Andrea Pelatti, publicou um vídeo em suas redes sociais na manhã desta segunda-feira, 16, mostrando o estrago do fogo

Na tarde do ultimo domingo (15), um acidente envolvendo uma colisão frontal entre um carro e uma moto foi registrado na AC 405, em Cruzeiro do Sul. O motociclista, Mardone

A informação foi divulgada na edição desta segunda-feira, 16, do Diário Oficial do Estado (DOE).
A taxa nacional é de 27,0 por 100 mil habitantes
Não existem mais publicações para exibir.