Em Manaus, Rio Negro atinge menor nível em 120 anos

O Rio Negro, o maior afluente do Rio Amazonas, e o sétimo maior manancial do mundo em volume de água, atingiu nesta segunda-feira, 16, o seu nível mais baixo em

O Rio Negro, o maior afluente do Rio Amazonas, e o sétimo maior manancial do mundo em volume de água, atingiu nesta segunda-feira, 16, o seu nível mais baixo em 120 anos, conforme dados do Porto de Manaus e análises do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). Registrando 13,59 metros, a marca supera o recorde de 2010, confirmando a seca de 2023 como a mais intensa na região.

Renato Senna, climatologista do Inpa, alerta que o rio ainda deve diminuir, baseando-se em padrões históricos que indicam prolongamento das secas até novembro. A severa estiagem já transformou paisagens e impacta a vida das comunidades ribeirinhas e indígenas, enquanto a Marina do Davi testemunha embarcações agora inúteis, encalhadas na lama.

A situação se estende para além de Manaus, com relatos de igarapés secos no médio Solimões, obrigando ribeirinhos a percorrerem longas distâncias em busca de água potável. Nas imediações das Terras Indígenas Porto Praia de Baixo e Boará/Boarazinho, o Solimões se tornou um deserto, prejudicando a produção e a saúde das comunidades.

O cenário se repete em outros rios, como o Madeira, onde a usina hidrelétrica Santo Antônio suspendeu operações. A Defesa Civil do Amazonas declara 50 municípios em situação de emergência, enquanto 10 permanecem em alerta.

Em Manaus, além da visibilidade gerada pela fumaça das queimadas, a baixa do Rio Negro afeta principalmente comunidades dependentes do fluxo fluvial para subsistência. As medições recentes do Porto de Manaus indicam uma queda acentuada nos últimos dias, sublinhando a urgência de medidas diante dessa crise hídrica sem precedentes.

(Fonte – Folha de São Paulo)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O gerente da loja de conveniência Vô Bonny, localizada no posto de combustíveis Atem, no bairro Aeroporto Velho, em Cruzeiro do Sul, esclareceu nesta semana que o incêndio ocorrido na

A prisão é resultado de uma operação deflagrada após semanas de investigações da equipe da 7ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), que atuou com base em denúncias de vítimas e
A declaração ocorre em meio a movimentações de bastidores que tentam classificar um dos dois como “plano B” da sigla.
As ações reforçam o compromisso dos parlamentares com o desenvolvimento e a melhoria da qualidade dos serviços públicos oferecidos à população.
A proposta altera a lei 8.313, de 1991, e amplia em 25% os limites de dedução do imposto de renda para empresas e pessoas físicas que patrocinarem projetos culturais nessas
O secretário de agricultura, Nildson Moura, fez um convite à população para que participe do evento.
Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.518.
O montante representa 66,6% do total planejado para o estado.
Não existem mais publicações para exibir.