José Odevi, produtor rural de Mâncio Lima, encontrou na cafeicultura uma nova forma de sustento para sua família. “Anteriormente, trabalhei como marceneiro e pedreiro, e também produzi melancia e farinha. No entanto, foi na agricultura que vi uma oportunidade de aumentar a renda familiar”, disse José.
José trabalha em conjunto com sua família na agricultura, incluindo seus dois filhos e irmãos. “Começamos com a roça, depois passamos para a produção de melancia, que exigia menos investimento e oferecia mais lucro. Agora, estamos apostando no café”, contou ele.
“Diferente da roça, que precisa ser plantada todos os anos, o café, uma vez plantado, só precisa ser cuidado. Acredito que em dois anos a situação financeira da família vai melhorar com a cafeicultura”, afirmou José. Ele destacou que “a mandioca precisa ser replantada todos os anos, enquanto o café continua produzindo”.
José vê a importância do apoio da prefeitura e da gestão municipal no fornecimento de insumos e mudas para os produtores. “Sem essa ajuda, provavelmente não estaria cultivando café hoje”, admitiu ele.
Atualmente, José tem cerca de 4.800 pés de café em sua propriedade. “Incluindo a área do meu irmão, com quem trabalho em conjunto, temos 13.700 plantas. Esperamos produzir 80 sacas por hectare e estamos apostando nisso”, revelou ele.