RSEE, em Cruzeiro do Sul, realiza primeira jornada pedagógica para professores do ensino integral fundamental

A modalidade é uma novidade para o ano letivo de 2024 e visa oferecer uma formação mais completa e diversificada para os alunos.

As escolas Maria Lima de Sousa e Presidente Tancredo de Almeida Neves, localizadas em Cruzeiro do Sul, no Acre, estão realizando nesta semana a primeira jornada pedagógica para o ensino fundamental em tempo integral. A modalidade é uma novidade para o ano letivo de 2024 e visa oferecer uma formação mais completa e diversificada para os alunos.

A coordenadora de zoneamento da Representação da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul, Roberlete de Sousa Silva, explicou que o ensino integral no fundamental é uma nova proposta que amplia o tempo de permanência dos alunos na escola, de quatro para sete horas diárias. Segundo ela, isso possibilita uma construção do indivíduo no âmbito cognitivo, social e emocional, além de tirar os estudantes da ociosidade e prepará-los para diversas situações da vida.

“Passarem mais tempo na escola, os meninos terão a formação completa do indivíduo, como a gente costuma falar. A educação integral visa essa construção do indivíduo no âmbito cognitivo, social e emocional. Ao invés de esses meninos estarem ociosos, esses meninos estarem em outras situações, eles estão dentro da escola recebendo conhecimento e preparando esses meninos para diversas situações da vida”, disse Roberlete.

A gestora da Escola Maria Lima de Souza, Eliane Lopes da Silva, destacou que o ensino integral no fundamental também oferece mais chances de ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior, pois os alunos estarão mais aptos e com mais conhecimento. Ela informou que a escola ainda tem vagas abertas para os pais que quiserem matricular seus filhos na modalidade e que os estudantes terão acesso a disciplinas eletivas, protagonismo, estudo científico e clubes.

“Os pais que quiserem matricular os seus filhos podem chegar até a escola, nos procurar, e assim farão a matrícula dos seus filhos, onde nós estamos trabalhando em tempo integral. Tempo este que vai fazer com que o aluno se desenvolva com maior eficiência, torne-se protagonista, autônomo, e com esse ensino de duração de sete horas, o aluno vai estar mais apto e com mais chance de ingressar no mercado de trabalho, vai ter mais chance de passar no ENEM e várias outras oportunidades, porque ele estará mais tempo aprendendo”, afirmou Eliane.

A semana pedagógica para o ensino integral no fundamental acontece de segunda a quinta-feira, 4 a 7 de março, e conta com a participação de toda a equipe das duas escolas pilotos. A iniciativa faz parte do programa Escola de Tempo Integral, que já atende o ensino médio em algumas unidades de ensino do estado.

jurua24horas

Veja também

O infrator recolocou os resíduos na lixeira, e o caso foi solucionado sem a necessidade de maiores intervenções.
O casal estava no estádio para acompanhar a partida entre Corinthians e Bragantino, válida pelo Campeonato Brasileiro.
A cidade, que depende quase exclusivamente do acesso fluvial, pode ficar isolada caso a situação se agrave ainda mais.
Vídeo espontâneo gravado por advogado e médica em Cruzeiro do Sul levou o cantor a ligar para o fã e reconhecê-lo durante apresentação em Fortaleza
O caso comove não apenas pela longa espera, mas pela devoção de Maria Eunice ao profeta e missionário José da Cruz, a quem atribui o milagre da volta da filha.
Figuras geométricas escavadas no solo são patrimônio que revelam parte da história de povos que habitaram a Amazônia Ocidental há cerca de 2,5 mil anos.
Nascido em 8 de dezembro de 1952 em Cruzeiro do Sul, então território federal do Acre, iniciou suas atividades laborais na região do Moura Piranga, na agricultura.
Mesmo ferido, Itamar conseguiu retornar à residência e pedir socorro à família.
Não existem mais publicações para exibir.