As escolas Maria Lima de Sousa e Presidente Tancredo de Almeida Neves, localizadas em Cruzeiro do Sul, no Acre, estão realizando nesta semana a primeira jornada pedagógica para o ensino fundamental em tempo integral. A modalidade é uma novidade para o ano letivo de 2024 e visa oferecer uma formação mais completa e diversificada para os alunos.
A coordenadora de zoneamento da Representação da Secretaria de Estado de Educação em Cruzeiro do Sul, Roberlete de Sousa Silva, explicou que o ensino integral no fundamental é uma nova proposta que amplia o tempo de permanência dos alunos na escola, de quatro para sete horas diárias. Segundo ela, isso possibilita uma construção do indivíduo no âmbito cognitivo, social e emocional, além de tirar os estudantes da ociosidade e prepará-los para diversas situações da vida.
“Passarem mais tempo na escola, os meninos terão a formação completa do indivíduo, como a gente costuma falar. A educação integral visa essa construção do indivíduo no âmbito cognitivo, social e emocional. Ao invés de esses meninos estarem ociosos, esses meninos estarem em outras situações, eles estão dentro da escola recebendo conhecimento e preparando esses meninos para diversas situações da vida”, disse Roberlete.
A gestora da Escola Maria Lima de Souza, Eliane Lopes da Silva, destacou que o ensino integral no fundamental também oferece mais chances de ingresso no mercado de trabalho e no ensino superior, pois os alunos estarão mais aptos e com mais conhecimento. Ela informou que a escola ainda tem vagas abertas para os pais que quiserem matricular seus filhos na modalidade e que os estudantes terão acesso a disciplinas eletivas, protagonismo, estudo científico e clubes.
“Os pais que quiserem matricular os seus filhos podem chegar até a escola, nos procurar, e assim farão a matrícula dos seus filhos, onde nós estamos trabalhando em tempo integral. Tempo este que vai fazer com que o aluno se desenvolva com maior eficiência, torne-se protagonista, autônomo, e com esse ensino de duração de sete horas, o aluno vai estar mais apto e com mais chance de ingressar no mercado de trabalho, vai ter mais chance de passar no ENEM e várias outras oportunidades, porque ele estará mais tempo aprendendo”, afirmou Eliane.
A semana pedagógica para o ensino integral no fundamental acontece de segunda a quinta-feira, 4 a 7 de março, e conta com a participação de toda a equipe das duas escolas pilotos. A iniciativa faz parte do programa Escola de Tempo Integral, que já atende o ensino médio em algumas unidades de ensino do estado.
jurua24horas