Tribunal de Justiça do Acre anuncia instalação de pontos de inclusão digital em aldeias indígenas na região do Juruá

O anúncio foi feito em meio a uma série de atividades com magistradas e magistrados em formação de mestrado pela Escola do Poder Judiciário (ESJUD), e com juízas e juízes

Em uma visita recente às aldeias indígenas Puyanawa, em Mâncio Lima, e Kamanawa, em Cruzeiro do Sul, a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, anunciou a instalação de dois Pontos de Inclusão Digital da Justiça (PidJus), um para cada comunidade.

A desembargadora fez o anúncio durante uma agenda que cumpria na região do Juruá, nos dias 23 e 24 de abril. O anúncio foi feito em meio a uma série de atividades com magistradas e magistrados em formação de mestrado pela Escola do Poder Judiciário (ESJUD), e com juízas e juízes de Direito substitutos que participavam de uma aula prática sobre direitos indígenas.

Os PidJus serão locais onde as comunidades indígenas Puyanawa e Kamanawa terão acesso a serviços e informações jurídicas por meio da tecnologia. Eles permitirão que os membros das comunidades possam realizar consultas processuais e outros serviços do Poder Judiciário, além de serviços do Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, o Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional (TRT14) e o Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).

Os indígenas receberam bem a novidade, compartilhando o quanto a visita da equipe do Poder Judiciário ajudou a compreender a realidade e os direitos deles. “O povo Kamanawa é a maior aldeia que nós temos. Ajudará muito termos esse serviço aqui”, disse Levir, presidente da Associação Geral do Povo Kone Kui.

O cacique Joel Ferreira expressou sua satisfação em receber a equipe do Poder Judiciário na Aldeia Puyanawa e de ter a aldeia beneficiada com o serviço do PidJus. No Acre, já foram instalados seis PidJus.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Precisamos de ajuda para continuar perto dela nesse momento tão difícil”, contou Mizael, emocionado.
De acordo com as investigações, T. S. da Silva já vinha sendo monitorado pela equipe do NEPATRI após uma série de crimes
Apesar dos desafios, a operação seguiu com o apoio de ribeirinhos da comunidade local
Segundo informações de familiares, ele passou mal na noite de sábado, foi levado ao médico, mas acabou não resistindo após sofrer uma parada cardíaca.
A solenidade de inauguração contou com a presença de importantes autoridades do Estado, entre elas, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que destacou a parceria do governo em fortalecer a
Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.
A Justiça também impôs o pagamento de R$ 50 mil a título de danos morais coletivos por parte de cada réu, ressaltando que mesmo danos de menor extensão podem justificar
Os resultados da pesquisa se mostraram promissores para a criação de um inoculante bacteriano.
Não existem mais publicações para exibir.