Logotipo branca Jurua 24horas
Pesquisar
Close this search box.

Avião havia caído outras três vezes, diz homem que ajudou a retirar aeronave de rio após acidente

“É a quarta queda. Mas essa foi a pior”. A declaração é de um indivíduo que esteve presente na retirada do avião monomotor Cessna 150H, de prefixo PT-DFX, que na


“É a quarta queda. Mas essa foi a pior”. A declaração é de um indivíduo que esteve presente na retirada do avião monomotor Cessna 150H, de prefixo PT-DFX, que na manhã desta segunda-feira (20), fez um pouso forçado sobre o Rio Jordão, a cerca de 600 quilômetros de Rio Branco, próximo da fronteira com o Peru.

A aeronave, que ficou quase toda submersa na calha do rio, teria sofrido pelo menos três outros acidentes, segundo uma pessoa, cuja fala pode ser ouvida no vídeo do momento em que o avião é retirado do rio por populares da região. Se a informação se confirmar, há indícios de negligência ou de inaptidão do proprietário para voar seguramente.

No Registro Aeronáutico Brasileiro, o RAB, da Agência Nacional de Aviação Civil, ContilNet constatou que o Certificado de Aeronavegabilidade do avião, o CVA, está em dia. Venceria somente no próximo dia 22 de junho deste ano. No entanto, com o acidente, o documento é invalidado até o final das investigações, quando se reinicia um novo processo de certificação.

Avião só poderia transportar piloto e um passageiro, mas estaria com 3 a bordo

Ainda no CVA, consta que o Cessna 150H tem capacidade para apenas duas pessoas, o piloto e um passageiro. Mas os relatos são de que no momento do acidente três pessoas estavam a bordo, o que indica que pode ter havido imprudência por parte do piloto.

Além disso, a permissão para explorar serviços de táxi aéreo é negada para esse tipo de aeronave, que costumeiramente é utilizada para voos panorâmicos, de recreação, para uso privado e também de instrução nas escolas de aviação e aeroclubes espalhados pelo Brasil.

Se for comprovada a presença de uma terceira pessoa na aeronave, o acidente pode ter ocorrido em circunstâncias parecidas com o que no dia 18 de março deste ano, matou duas pessoas em Manoel Urbano (distante 223 quilômetros de Rio Branco, no Vale do Purus).

A aeronave, um Cessna 182 Skylane, de prefixo PT-JUN, decolou com destino ao município de Santa Rosa do Purus com sete pessoas a bordo, mas logo após a decolagem, caiu numa fazenda próxima do aeródromo e incendiou-se.

O avião tinha capacidade para apenas 4 pessoas: piloto e três passageiros, mas além de três pessoas a mais, transportava bagagens. Até agora, ninguém foi responsabilizado pela tragédia.

Por ContilNet 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Gonzaga apresentou ao senador a proposta de uma empresa aérea para oferecer voos de Rio Branco e Cruzeiro do Sul até Pucallpa, no Peru.
Amorim enfatizou que, além de apresentar projetos de lei e fiscalizar o Executivo, um vereador deve lutar pelo desenvolvimento da região.

O corpo de uma criança com idade aproximada de 12 anos foi encontrado boiando nesta segunda-feira (17), na região da praia das Duas Bocas, no Rio Tarauacá, interior do Acre.

O funcionário público e pré-candidato a vereador, Sérgio Souza, o Lola, acusado de estupro de vulnerável e indução ao estupro de uma menina de 13 ano, foi transferido na tarde

Natural de Feijó, Sula, especialista em Gestão Pública, é a primeira mulher a conduzir o órgão

Um peão de rodeio identificado com as iniciais A.R.M, deu entrada no pronto-socorro de Rio Branco após ser pisoteado por um touro durante rodeio na cidade de Brasiléia. O acidente

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na última semana, coloca o Acre em destaque entre as principais variações absolutas positivas

Flagrante ocorreu no sábado, 15, durante fiscalização de rotina das equipes da PRF em Acrelândia.
Não existem mais publicações para exibir.
Categorias