Sebrae e Central de Cooperativas do Juruá realizam Seminário da IG da Farinha de Cruzeiro do Sul

Evento acontece neste sábado (27) e visa sensibilizar os produtores e a população sobre a importância do selo para economia local

No próximo sábado (27), o Sebrae no Acre e a Central de Cooperativas do Juruá realizam o Seminário da Indicação Geográfica e Procedência (IG) da Farinha de Cruzeiro do Sul com o objetivo de debater a importância do selo de Indicação de Procedência para o desenvolvimento econômico da região do Juruá. A IG reconhece e valoriza produtos locais considerados de alta qualidade e excelência, além de agregar valor ao produto e a região produtora.

A gestora de projetos do Escritório Regional do Sebrae do Juruá, Laiz Mappes, destaca a qualidade e reconhecimento da Farinha de Cruzeiro, que perpassa não só a região produtora, mas também todo o país. “Ela é considerada um patrimônio do Brasil, sendo um dos alimentos mais consumidos e apreciados pela população acreana. Sua qualidade é resultado de um saber fazer passado por gerações, uma produção artesanal e familiar. Isso confere à farinha sabor, aroma, coloração e consistência que é reconhecida e apreciada há anos”, afirmou a gestora.

Por meio do seminário, o Sebrae busca promover a adesão de novos produtores rurais de mandiocultura da região, adequando-os ao caderno técnico da Indicação de Procedência (IP) da farinha e conscientizando-os do valor do selo para a sua atividade. “O selo protege o produto, garante que o conhecimento adquirido em mais de um século possa ser valorizado e a farinha vai ter a garantia de valorização. Além disso, com o selo, o consumidor poderá saber verdadeiramente se a farinha é de Cruzeiro do Sul. Isso fortalece a produção do produto e reafirma a valorização”, explica Mappes.

Durante o evento será discutido o plano de ação para a melhoria e adequação das casas de farinha que utilizarão o selo. A programação conta com palestras, apresentações e rodadas de investimentos, reunindo membros do conselho regulador da IG de procedência Farinha de Cruzeiro do Sul e Fórum das IGs, financiadores, investidores com Cooperativas e Associações de Produtores e Extrativistas.

ASSESSORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

No mês de março, foram 354 novos postos de trabalho.
Manaus concentra 100% dos casos confirmados, com maior incidência na faixa etária de 30 a 39 anos.
Após isso, será escolhido um único representante para o grupo, mas as decisões ainda precisarão alcançar o consenso entre as duas legendas.
Os pedidos devem ser enviados por meio da internet, na Página do Participante do exame, com o login do portal único de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Em junho do ano passado, o indicador superou pela primeira vez a barreira de R$ 7 trilhões. Mesmo com a alta em março, a DPF continua abaixo do previsto.
A bolsa de valores chegou a cair quase 1% iniciou o dia em baixa, mas ganhou força no fim da tarde e fechou estável.
Em 2015, o Acre tinha um estoque de aproximadamente 90 mil empregos formais, segundo estimativas baseadas em dados do Caged e da PNAD Contínua.
O valor pago pelos acreanos corresponde a 0,16% do total nacional, mantendo a mesma proporção registrada em 2024.
Não existem mais publicações para exibir.