Sebrae e Central de Cooperativas do Juruá realizam Seminário da IG da Farinha de Cruzeiro do Sul

Evento acontece neste sábado (27) e visa sensibilizar os produtores e a população sobre a importância do selo para economia local

No próximo sábado (27), o Sebrae no Acre e a Central de Cooperativas do Juruá realizam o Seminário da Indicação Geográfica e Procedência (IG) da Farinha de Cruzeiro do Sul com o objetivo de debater a importância do selo de Indicação de Procedência para o desenvolvimento econômico da região do Juruá. A IG reconhece e valoriza produtos locais considerados de alta qualidade e excelência, além de agregar valor ao produto e a região produtora.

A gestora de projetos do Escritório Regional do Sebrae do Juruá, Laiz Mappes, destaca a qualidade e reconhecimento da Farinha de Cruzeiro, que perpassa não só a região produtora, mas também todo o país. “Ela é considerada um patrimônio do Brasil, sendo um dos alimentos mais consumidos e apreciados pela população acreana. Sua qualidade é resultado de um saber fazer passado por gerações, uma produção artesanal e familiar. Isso confere à farinha sabor, aroma, coloração e consistência que é reconhecida e apreciada há anos”, afirmou a gestora.

Por meio do seminário, o Sebrae busca promover a adesão de novos produtores rurais de mandiocultura da região, adequando-os ao caderno técnico da Indicação de Procedência (IP) da farinha e conscientizando-os do valor do selo para a sua atividade. “O selo protege o produto, garante que o conhecimento adquirido em mais de um século possa ser valorizado e a farinha vai ter a garantia de valorização. Além disso, com o selo, o consumidor poderá saber verdadeiramente se a farinha é de Cruzeiro do Sul. Isso fortalece a produção do produto e reafirma a valorização”, explica Mappes.

Durante o evento será discutido o plano de ação para a melhoria e adequação das casas de farinha que utilizarão o selo. A programação conta com palestras, apresentações e rodadas de investimentos, reunindo membros do conselho regulador da IG de procedência Farinha de Cruzeiro do Sul e Fórum das IGs, financiadores, investidores com Cooperativas e Associações de Produtores e Extrativistas.

ASSESSORIA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os resultados da pesquisa se mostraram promissores para a criação de um inoculante bacteriano.
Explorado pelos maiores cartéis do Hemisfério Sul, o negócio envolve bilhões de dólares e conta com a parceria de facções nacionais
A aplicação será feita pelo Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do certame.
Atualmente morando em Itajaí, Santa Catarina, com a mãe e o irmão, Stephane faz parte da Jordan Dance School, grupo com o qual conquistou a classificação para o campeonato
Desde o ano 2000, a Gol de Placa se tornou referência na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes no município.
A primeira etapa da obra já foi concluída e está em pleno funcionamento. A segunda etapa também já teve início e segue em execução.
A suspeita é de que as chamas tenham sido causadas por um curto-circuito na parte elétrica do estabelecimento
Criado por Anderson Dutra, professor da zona rural, o projeto já alcança mais de um milhão de visualizações nas redes sociais com vídeos de pescarias, acampamentos e aventuras na Amazônia.
Não existem mais publicações para exibir.