Escolas públicas do Acre serão conectadas à internet com recursos do programa BNDES Fust

A ação, que integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), tem como objetivo levar conectividade de qualidade às escolas públicas, promovendo inclusão digital

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou investimentos no valor de R$ 56,7 milhões para conectar escolas públicas de estados das regiões Norte e Nordeste, incluindo o Acre. A iniciativa faz parte do programa BNDES Fust – Escolas Conectadas, em parceria com os Ministérios das Comunicações e da Educação, e beneficiará 1.396 instituições de ensino, sendo 526 delas localizadas no Acre e no Amazonas.

Os recursos, provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), não são reembolsáveis e foram destinados a empresas selecionadas por chamada pública em agosto deste ano. No caso do Acre, a empresa Norte Brasil Network será responsável pela implantação e manutenção da infraestrutura de internet nas escolas atendidas.

A ação, que integra a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (Enec), tem como objetivo levar conectividade de qualidade às escolas públicas, promovendo inclusão digital e igualdade de acesso à tecnologia. A medida busca suprir as lacunas de conectividade na educação básica, especialmente em regiões remotas, como as escolas ribeirinhas da Amazônia.

O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, ressaltou a importância do programa: “A conectividade é tão fundamental quanto a luz no século XXI. Queremos garantir que os estudantes da rede pública tenham as mesmas condições de acesso à internet que os das escolas particulares”.

Segundo o Ministério da Educação, 88% das escolas públicas do Brasil afirmam ter algum tipo de conexão com a internet. No entanto, a qualidade e o uso dessa conectividade variam amplamente. O programa prevê investimentos de R$ 6,5 bilhões até 2026, dentro do eixo de Inclusão Digital e Conectividade do novo PAC, para melhorar a infraestrutura digital e assegurar um acesso significativo para uso pedagógico.

Com o projeto Escolas Conectadas, o Acre dá mais um passo para reduzir desigualdades regionais e proporcionar aos seus estudantes melhores condições de aprendizado, promovendo transformação digital e equidade na educação pública.

JURUA24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Essa imersão prolongada levanta preocupações sobre os impactos na saúde mental, especialmente entre jovens.
A culminância do projeto no sábado reforçou o engajamento da escola em trazer discussões importantes para o ambiente educacional.
A palestra abordou informações sobre o câncer de próstata, reforçando a necessidade de diagnósticos precoces e promovendo um debate aberto sobre a saúde do homem.
O caso ocorreu neste sábado, 23, e envolveu um homem de 42 anos, que atirou contra outro de 35 anos.
O seminário, que teve como tema “Primeiro Seminário Municipal: Dialogando Experiências”, reuniu gestores escolares, coordenadores pedagógicos, professores e cursistas.

Na manhã desta sexta-feira, 22, a Guarda Mirim do 6º Batalhão de Polícia Militar (BPM) teve a honra de receber a visita do sensei Eduardo Martins, fundador e professor do

O mandato de Dr. Rafael Dene e Dra. Jamily Fontes terá início em janeiro de 2025, com a posse dos novos dirigentes, marcando o início de uma nova etapa para

Na noite desta sexta-feira, 22, um acidente grave envolvendo duas motocicletas deixou quatro pessoas feridas na estrada do município de Guajará, localizado no estado do Amazonas. O incidente aconteceu nas

Não existem mais publicações para exibir.