Inflação de alimentos: Lula erra e posta imposto zerado para ovos

A publicação, realizada nesta quinta-feira (6/3), foi retirada do ar após a verificação do erro.

Foto: Globo Rural

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou de forma equivocada que o governo federal irá zerar o imposto sobre a importação do ovo. A publicação, realizada nesta quinta-feira (6/3), foi retirada do ar após a verificação do erro.

A postagem de Lula aconteceu depois que Geraldo Alckmin (PSB), vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, apresentou uma série de medidas para conter a inflação dos alimentos, como zerar o imposto de alguns itens.

“Anunciamos uma série de medidas, a exemplo da retirada de imposto de importação para diversos produtos e a ampliação de incentivos para a produção de alimentos muito consumidos pelos brasileiros e brasileiras, a fim de possibilitar novos avanços para a nossa economia”, escreveu o petista.

No entanto, conforme anunciado pelo vice-presidente, terão as alíquotas de importação zeradas: azeite, milho, óleo de girassol, sardinha, biscoitos, massas alimentícias (macarrão), café, carnes e açúcar.

Apesar de não ter a alíquota zerada, Alckmin pontuou que o ovo pode ter uma redução de preços com as medidas anunciadas, uma vez que o milho é um dos principais itens utilizados na alimentação de aves.

“Milho, hoje é 7,2%, zera a alíquota de importação. Isso é um grande reflexo nos ovos, no custo dos ovos e da proteína animal, das carnes. Isso tem um impacto importante nas carnes e no ovo”, disse Alckmin.

Era esperado que Lula participasse do anúncio das medidas, no entanto, o petista não compareceu e as propostas foram apresentadas pelo vice-presidente, que contou com o apoio dos ministro Carlos Fávaro (Agricultura), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Rui Costa (Casa Civil).

Por Metrópoles 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os signatários incluem parlamentares do Partido Liberal, União Brasil, Partido Progressistas, Republicanos, entre outros. Inclusive, grande parte dos apoiadores pertencem a siglas que compõem a base do governo no Congresso
A decisão da Corte foi tomada durante o julgamento de um recurso apresentado pela Confederação Nacional dos Trabalhadores Metalúrgicos, uma das entidades que acionaram o Supremo para garantir a revisão.
A decisão de Moraes foi motivada por um pedido de visita feito pelo senador Izalci Lucas (PL-DF) e contou com o consentimento do general.
Os números sorteados foram os seguintes: 05 – 06 – 17 – 37 – 43 – 54.
O anúncio foi feito pela ministra da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Gleisi Hoffmann, após a reunião entre Lula e Pedro Lucas.
A medida busca assegurar que os recursos públicos destinados à agricultura familiar cheguem a quem mais precisa
Operação fez apreensões de drogas e dinheiro após denúncia anônima; um suspeito fugiu atirando contra os policiais
Unidade atende toda a região do Vale do Juruá e precisa de doadores de todos os tipos sanguíneos.
Não existem mais publicações para exibir.