Governo federal registra emergência em oito municípios do Acre após cheias, diz Petecão

Petecão agradeceu a rapidez da decisão e ressaltou a importância do reconhecimento para garantir a assistência imediata às comunidades atingidas.

O senador Sérgio Petecão (PSD) anunciou, nesta quinta-feira (20), que o governo federal registrou uma situação de emergência em oito municípios do Acre devido a enchentes. A medida foi oficializada pelo Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) após articulação parlamentar.

Petecão agradeceu a rapidez da decisão e ressaltou a importância do reconhecimento para garantir a assistência imediata às comunidades atingidas.

“O reconhecimento da emergência é essencial para que possamos levar auxílio imediato às famílias desabrigadas e mitigar os danos provocados por essa calamidade”, afirmou.

Os municípios afetados, que receberam seus pedidos de reconhecimento aprovados, são: Cruzeiro do Sul, Feijó, Mâncio Lima, Marechal Thaumaturgo, Plácido de Castro, Porto Acre, Rodrigues Alves e Santa Rosa do Purus. Segundo o ministério, as portarias oficiais serão publicadas nos próximos dias.

Além da medida emergencial, o Senado destacou a necessidade de agilidade das prefeituras na solicitação de recursos federais para assistência humanitária.

“Até o momento, somente Mâncio Lima e Rio Branco apresentaram pedidos de recursos. O reconhecimento da emergência não impede que os municípios já comecem a solicitar apoio do governo. É fundamental que as prefeituras acelerem essas ações para ajudar as famílias afetadas”, alertou Petecão.

Informamos que na próxima semana se reunirá com o Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, para tratar da liberação dos auxílios e buscar alternativas para minimizar os impactos das enchentes no estado.

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.