Gladson sanciona lei que autoriza pagamento de fiança via Pix

O comprovante do pagamento deverá ser anexado ao inquérito policial, auto de prisão em flagrante e demais autos do processo penal, garantindo a rastreabilidade da transação.

Foto: JusBrasil

O governador Gladson Cameli (Progressistas) sancionou nesta terça-feira, 1, a Lei nº 4.585, que autorizou o pagamento de fiança via Pix, permitindo maior agilidade nos processos judiciais e policiais. A lei é de autoria do deputado Gilberto Lira (União Brasil).

De acordo com a legislação, a Polícia Civil, em conjunto com o Poder Judiciário, indicará uma conta bancária específica para o recolhimento das fianças, permitindo que o pagamento seja feito eletronicamente por meio de Pix. O objetivo é tornar o processo mais rápido e eficiente, reduzindo o tempo de permanência dos custodiados nas delegacias e garantindo maior transparência na transação financeira.

O comprovante do pagamento deverá ser anexado ao inquérito policial, auto de prisão em flagrante e demais autos do processo penal, garantindo a rastreabilidade da transação. O documento também constará na certidão juntada aos autos e no livro de fiança.

A nova lei também estabelece que a pessoa física que apresentar o comprovante de pagamento será considerada responsável pelo recolhimento da quantia e responderá civil e criminalmente em caso de fraude ou tentativa de burlar o sistema. O pagamento também poderá ser realizado por um defensor constituído, desde que autorizado por mandato específico.

O Poder Executivo será responsável por regulamentar os procedimentos necessários para a execução da medida, garantindo sua segurança e compatibilidade com os sistemas judiciário e policial.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O CFM argumenta que a prescrição de medicamentos é uma atribuição exclusiva dos médicos, que possuem a formação e a competência necessárias para realizar diagnósticos e definir tratamentos.
O valor corresponde à primeira parcela do ano do programa federal apelidado de Poupança do ensino médio.
Entre 2017 e 2021, Guajará gastou mais com viagens aéreas do que a capital Manaus, mesmo tendo uma população 131 vezes menor.
O secretário alerta que a população deve buscar atendimento médico ao perceber os primeiros sintomas de qualquer enfermidade.
A data é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
A decisão atende a uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Nos primeiros três meses do ano anterior, 2024, houveram 4 registros de incidentes envolvendo colisão de aeronaves com fauna (em geral, aves), sem o comprometimento da segurança do voo.
Não existem mais publicações para exibir.