Secretaria de Saúde intensifica ações para prevenir doenças no pós-cheia

O secretário alerta que a população deve buscar atendimento médico ao perceber os primeiros sintomas de qualquer enfermidade.

Com a redução do nível do Rio Juruá e o retorno das famílias para suas casas, a Secretaria Municipal de Saúde está intensificando ações para prevenir doenças comuns no período pós-cheia. Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Siqueira, as unidades básicas de saúde nas áreas atingidas foram reativadas nesta terça-feira (1º) para oferecer atendimento mais próximo da população.

Além disso, a Secretaria de Assistência Social, sob coordenação da Milca Santos, está conduzindo um mutirão de limpeza nas regiões afetadas. A preocupação principal é com doenças como dengue, malária, leptospirose e infecções diarreicas, que podem surgir devido à contaminação da água e ao acúmulo de resíduos.

Atenção aos sintomas e importância da vacinação

O secretário alerta que a população deve buscar atendimento médico ao perceber os primeiros sintomas de qualquer enfermidade, especialmente febre, dor no corpo e dor na panturrilha, que podem ser confundidos com um resfriado comum, mas também podem indicar leptospirose. A doença, transmitida pela urina de ratos e outros animais, é frequente e perigosa nesse período de baixa das águas.

Além disso, é fundamental manter o calendário vacinal atualizado, principalmente para crianças, garantindo proteção contra o rotavírus, que causa diarreia grave e pode levar à desnutrição severa e até ao óbito em bebês recém-nascidos. Vacinas contra infecções respiratórias também são essenciais para evitar complicações de saúde durante esse período crítico.

Equipes de entomologia e vigilância ambiental seguem monitorando a qualidade da água e a presença de vetores transmissores de doenças, reforçando as medidas de prevenção para garantir a segurança da população.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Entre 2017 e 2021, Guajará gastou mais com viagens aéreas do que a capital Manaus, mesmo tendo uma população 131 vezes menor.
A data é uma oportunidade para brincadeiras, trotes e pegadinhas entre amigos.
O jogo simples, com seis números marcados, custa R$ 5.
A decisão atende a uma ação movida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).
Nos primeiros três meses do ano anterior, 2024, houveram 4 registros de incidentes envolvendo colisão de aeronaves com fauna (em geral, aves), sem o comprometimento da segurança do voo.
A ação tem como alvos pessoas ligadas ao prefeito de Guajará, Adaildo Melo.
Trinta e duas famílias que estavam em 4 abrigos voltaram para casa nesta segunda-feira (31). Rio Juruá saiu da cota de alerta, que é 11,80 metros, e atingiu 11,79 metros
temperatura começará a cair no fim da tarde. Há alta probabilidade de precipitações intensas.
Não existem mais publicações para exibir.