Em Rodrigues Alves, Vereadores apresentam PL que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA

O Projeto têm 17 artigos, dentre os quais, a assegura às pessoas com TEA o direito de prestar concursos públicos utilizando-se de recursos de acessibilidade mais adequados à sua condição.

A Mesa Diretora da Câmara de Rodrigues Alves, presidida pelo vereador Marcelo Silva, em consenso com os demais parlamentares, apresentaram um projeto de lei que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA e estabelece diretrizes para sua consecução.

O projeto que está em tramitação nas comissões da Câmara representa um avanço significativo na história política do município de Rodrigues Alves. 

O Projeto têm 17 artigos, dentre os quais, a assegura às pessoas com TEA o direito de prestar concursos públicos utilizando-se de recursos de acessibilidade mais adequados à sua condição. Além disso, s servidores públicos do município que tenham sob seus cuidados pessoa com TEA de sua família ou sob sua guarda legal, tutela ou curatela: I – direito à remoção, ainda que em estágio probatório, para a zona urbana do município onde seja proporcionada assistência em saúde especializa; e II – redução de carga horária de trabalho semanal, na forma em que se dispuser em regulamento.

Destarte que a pessoa com TEA tem direito a ter prioridade no atendimento em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e nos estabelecimentos privados comerciais de serviços. 

Pela lei, o município concederá isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU de imóveis residenciais pertencentes a pessoas com TEA ou que comprovadamente tenham sob seus cuidados pessoas com TEA, na forma em que se dispuser em regulamento. 

O projeto construído em consenso pelos vereadores propõe ainda o pagamento de meia entrada a pessoas com TEA em eventos e espetáculos, tais como: – Teatro, cinema, shows, competições desportivas.

EstadodoAcre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A apreensão dos animais ocorreu por determinação da Justiça Federal, com base em ações contra a criação ilegal de gado dentro da reserva.
Os manifestantes serão recebidos pelo deputado após a sessão ordinária desta terça, na sala das comissões.
A aprovação representa um marco na história da universidade, que completa mais de 50 anos de existência, e é celebrada como símbolo de resistência, superação e conquista coletiva pelos povos
Servidores da saúde realizam mobilização em Cruzeiro do Sul e cobram aprovação do novo PCCR.
A não apresentação no prazo estipulado implica na eliminação automática do candidato, conforme previsto no item 9.2 do edital.
Gonzaga também destacou a importância do govenro do Acre no evento.
O cronograma de pagamentos tem início nesta segunda-feira, 16, e segue até o dia 30, de acordo com o final do Número de Identificação Social – NIS.
A sessão é realizada de forma semipresencial, uma vez que ocorre na semana do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (19/6).
Não existem mais publicações para exibir.