Em Rodrigues Alves, Vereadores apresentam PL que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA

O Projeto têm 17 artigos, dentre os quais, a assegura às pessoas com TEA o direito de prestar concursos públicos utilizando-se de recursos de acessibilidade mais adequados à sua condição.

A Mesa Diretora da Câmara de Rodrigues Alves, presidida pelo vereador Marcelo Silva, em consenso com os demais parlamentares, apresentaram um projeto de lei que institui a Política Municipal de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista – TEA e estabelece diretrizes para sua consecução.

O projeto que está em tramitação nas comissões da Câmara representa um avanço significativo na história política do município de Rodrigues Alves. 

O Projeto têm 17 artigos, dentre os quais, a assegura às pessoas com TEA o direito de prestar concursos públicos utilizando-se de recursos de acessibilidade mais adequados à sua condição. Além disso, s servidores públicos do município que tenham sob seus cuidados pessoa com TEA de sua família ou sob sua guarda legal, tutela ou curatela: I – direito à remoção, ainda que em estágio probatório, para a zona urbana do município onde seja proporcionada assistência em saúde especializa; e II – redução de carga horária de trabalho semanal, na forma em que se dispuser em regulamento.

Destarte que a pessoa com TEA tem direito a ter prioridade no atendimento em repartições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos, instituições financeiras e nos estabelecimentos privados comerciais de serviços. 

Pela lei, o município concederá isenção do Imposto Predial e Territorial Urbano – IPTU de imóveis residenciais pertencentes a pessoas com TEA ou que comprovadamente tenham sob seus cuidados pessoas com TEA, na forma em que se dispuser em regulamento. 

O projeto construído em consenso pelos vereadores propõe ainda o pagamento de meia entrada a pessoas com TEA em eventos e espetáculos, tais como: – Teatro, cinema, shows, competições desportivas.

EstadodoAcre

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A identidade da vítima ainda não foi divulgada oficialmente.
Não há informações sobre o motivo da agressão e nem se o homem já foi novamente preso.
Além desses três, outros dois partidos com ministérios tiveram deputados que assinaram o requerimento.
A publicação segue o cronograma do Edital nº 014 SEAD/SEE, de 14 de abril de 2025.
Os representantes das categorias agradeceram pelo apoio e se alegraram com a proposta.
Apesar da previsão de queda nas temperaturas, abril ainda deve terminar com valores dentro ou acima da média em todo o país, segundo simulações atmosféricas do Climatempo.
O número representa um crescimento de 5% em relação a 2024, quando a colheita totalizou 186.688 toneladas.
A Polícia Civil continua os trabalhos para identificar outras vítimas e recuperar mais bens subtraídos.
Não existem mais publicações para exibir.