Acre é o estado com maior número de famílias abaixo da linha da pobreza, aponta ranking

O dado faz parte do indicador “Famílias Abaixo da Linha da Pobreza”, que integra o pilar de Sustentabilidade Social do Ranking de Competitividade dos Estados.

FOTO: REPRODUÇÃO

O Acre ocupa a última posição no ranking nacional dos estados com menor número de famílias vivendo abaixo da linha da pobreza, divulgado pelo CLP (Centro de Liderança Pública). De acordo com o levantamento divulgado nesta sexta-feira, 18, 8,88% dos domicílios acreanos têm renda per capita inferior à linha da pobreza, o que coloca o estado na 27ª colocação entre todas as unidades da federação.

O dado faz parte do indicador “Famílias Abaixo da Linha da Pobreza”, que integra o pilar de Sustentabilidade Social do Ranking de Competitividade dos Estados. A pesquisa utiliza como critério os valores estabelecidos pelo Governo Federal para definir a linha da pobreza, considerando famílias com renda per capita mensal de até R$ 218, valor adotado para a concessão de benefícios como o Bolsa Família.

O percentual do Acre é mais que o quádruplo do registrado pelo estado com a menor taxa: o Rio Grande do Sul, com apenas 1,37% dos domicílios nessa condição. Em seguida, aparecem Goiás (1,75%), Distrito Federal (1,87%), e Santa Catarina (2,13%).

Os dados reforçam a vulnerabilidade social enfrentada por milhares de famílias acreanas e expõem os desafios econômicos e estruturais ainda presentes na região Norte. Estados vizinhos, como Rondônia (4,60%) e Amazonas (5,25%), também apresentam índices elevados, mas estão em melhores posições no ranking, 21ª e 24ª, respectivamente.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os números mostram contrastes importantes entre cidades acreanas no que diz respeito à pavimentação de vias, presença de calçadas adequadas, acessibilidade e equipamentos urbanos como bueiros e iluminação pública.
Segundo o estudo, essas áreas estão distribuídas nas mesorregiões Vale do Acre e Vale do Juruá.
No entanto, a visibilidade do fenômeno depende das condições do céu e da intensidade da luz da lua.
O evento será realizado no dia 30 de abril, de forma gratuita, para o público na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade a partir das 21 horas.
Ao todo, 31 consultas médicas foram realizadas.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio do Decreto nº 11.425, assinado pelo governador Gladson Cameli.
Iniciativa da Igreja Ministério Arca da Aliança reforça o espírito de solidariedade e renascimento que marca o verdadeiro significado da Páscoa.
A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
Não existem mais publicações para exibir.