Acre tem mais de 70 mil hectares com potencial para restauração florestal a baixo custo

Segundo o estudo, essas áreas estão distribuídas nas mesorregiões Vale do Acre e Vale do Juruá.

Foto: Alexandre Cruz-Noronha/Secretaria de Meio Ambiente do Acre/Divulgação

Um levantamento inédito realizado pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), em parceria com o projeto Amazônia 2030, revela que o estado do Acre possui mais de 71 mil hectares de vegetação secundária com idade mínima de seis anos, grande parte localizada em regiões de baixo potencial agrícola, o que representa uma oportunidade para a restauração florestal a baixo custo.

Segundo o estudo, essas áreas estão distribuídas nas mesorregiões Vale do Acre e Vale do Juruá. O Vale do Acre concentra 38.239 hectares de vegetação secundária em zonas de baixa aptidão agrícola e outros 29.418 hectares em regiões de alto potencial para grãos. Já o Vale do Juruá registra 33.331 hectares em áreas de baixa pressão agrícola e 9.052 hectares sob alta pressão.

As formações vegetais, conhecidas como florestas secundárias, são resultado da regeneração natural em áreas anteriormente desmatadas. Segundo os pesquisadores, a manutenção e o estímulo à regeneração dessas áreas têm grande importância ambiental e econômica. Além de armazenar carbono e contribuir para o cumprimento das metas climáticas brasileiras, a floresta regenerada pode fornecer recursos madeireiros e não madeireiros de forma sustentável.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os números mostram contrastes importantes entre cidades acreanas no que diz respeito à pavimentação de vias, presença de calçadas adequadas, acessibilidade e equipamentos urbanos como bueiros e iluminação pública.
O dado faz parte do indicador “Famílias Abaixo da Linha da Pobreza”, que integra o pilar de Sustentabilidade Social do Ranking de Competitividade dos Estados.
No entanto, a visibilidade do fenômeno depende das condições do céu e da intensidade da luz da lua.
O evento será realizado no dia 30 de abril, de forma gratuita, para o público na Praça Orleir Cameli, no Centro da cidade a partir das 21 horas.
Ao todo, 31 consultas médicas foram realizadas.
A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado por meio do Decreto nº 11.425, assinado pelo governador Gladson Cameli.
Iniciativa da Igreja Ministério Arca da Aliança reforça o espírito de solidariedade e renascimento que marca o verdadeiro significado da Páscoa.
A morte foi constatada por meio de registro eletrocardiotanatográfico, método que identifica o momento exato da parada cardíaca (7h35 no horário local; 2h35 no horário de Brasília).
Não existem mais publicações para exibir.