Mais da metade das casas no Acre não têm árvores no entorno, revela Censo

Segundo o levantamento, 57,6% dos domicílios particulares permanentes do estado estão em setores censitários onde não há sequer uma árvore no entorno.

Mais da metade das residências no Acre estão localizadas em áreas sem nenhuma arborização. É o que mostra a Pesquisa Urbanística do Entorno dos Domicílios, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com dados do Censo Demográfico de 2022. Segundo o levantamento, 57,6% dos domicílios particulares permanentes do estado estão em setores censitários onde não há sequer uma árvore no entorno.

A pesquisa levou em conta apenas os setores censitários com áreas urbanizadas mapeadas e regiões que apresentassem alta densidade de edificações e infraestrutura consolidada, mesmo que oficialmente classificadas como rurais. Nessas áreas, os dados também revelam que 85,02% das casas estão em locais com vias pavimentadas e 92,84% contam com iluminação pública.

O cenário, no entanto, é crítico quando se trata de mobilidade cicloviária. Apenas 3,14% dos domicílios do Acre estão em setores com vias sinalizadas para bicicletas, o que evidencia a carência de infraestrutura voltada para o transporte alternativo e sustentável.

A baixa arborização e a ausência de ciclovias contrastam com os avanços na pavimentação e iluminação. Os números refletem a desigualdade na oferta de infraestrutura urbana e apontam para a necessidade de políticas públicas que contemplem o planejamento urbano integrado, com foco na qualidade ambiental e mobilidade ativa.

As informações foram coletadas em setores onde predominam superfícies artificiais não agropecuárias, como loteamentos, conjuntos habitacionais e condomínios, analisados por meio de imagens de satélite de alta resolução. A pesquisa tem o objetivo de subsidiar ações públicas voltadas à melhoria das condições urbanísticas no país.

FOLHA DO ACRE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O animal, que já veio ao mundo sem vida, foi observado pelo médico veterinário e pecuarista Lucas Thaler.
Raros e desconhecidos, são pequenos na imais que jamais vão ao solo e cientistas querem descobrir qual a importância deles opara a manutenção do ecossistema
Ao todo, estão sendo ofertadas 1.116 bolsas, distribuídas entre os campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Baixada do Sol e Xapuri.
Acidente ocorreu em Epitaciolândia; apesar da gravidade, vítima sofreu apenas escoriações e permanece internada para avaliação.
Ação nacional liderada pela Polícia Civil cumpre mandados, realiza prisões e bloqueia mais de R$ 5 milhões em contas bancárias
Falta energia elétrica, não há água potável para as crianças beberem, a unidade sequer possui bebedouro, e não existe fogão para o preparo da merenda escolar.
A mãe da garota também informou às autoridades que havia sido vítima de abuso sexual por parte do mesmo indivíduo durante a infância.
Maio também chegará com instabilidades em todo o país, com chuvas acentuadas e oscilações nas temperaturas
Não existem mais publicações para exibir.