Alunos de Cruzeiro do Sul realizam lançamento de foguetes em atividade prática visando a Olimpíada Brasileira de Astronomia

A OBA promove o desenvolvimento científico e nos dá a oportunidade de ver na prática aquilo que aprendemos na teoria.

O estacionamento da Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul, se transformou em um verdadeiro centro de experimentos científicos nesta terça-feira (29), com o lançamento de foguetes feitos por alunos de escolas da cidade. A atividade faz parte da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), iniciativas que visam despertar o interesse dos estudantes pelas ciências exatas de forma lúdica e prática.

Entre os participantes, estavam alunos da Escola Cívico-Militar Madre Adelgundes Becker, que colocaram em prática conhecimentos adquiridos em sala de aula. “A OBA promove o desenvolvimento científico e nos dá a oportunidade de ver na prática aquilo que aprendemos na teoria. Com o apoio de instituições como o IFAC, tudo isso se torna possível”, explicou a estudante do 3º ano, Manoely Cristina.

A professora Raelene Azevedo da Fonseca, mestre em Física e docente da Madre Adelgundes, destacou a importância do aprendizado além da sala de aula. “A astronomia desperta a curiosidade e, ao aplicar o conteúdo na prática, o estudante entende melhor. Além disso, essa experiência pode ser o pontapé para que muitos escolham carreiras científicas”, disse. Ela ainda explicou a técnica utilizada nos lançamentos: “Usamos cerca de 100g de bicarbonato de sódio e vinagre para criar a reação que impulsiona o foguete, além de cuidar do formato e material da garrafa para que voe mais alto”.

Alunos da Escola Craveiro Costa também participaram dos testes. Gabriel Maia, estudante do 2º ano, disse que a aula prática mudou sua percepção sobre a Física. “Tem gente que acha difícil, mas na prática a gente entende melhor. Vamos continuar treinando para melhorar o foguete e tentar ganhar medalha para a escola”, afirmou.

Marcos Antônio, professor do IFAC e um dos coordenadores da atividade, reforçou a relevância da iniciativa. “Esse é o segundo ano que realizamos a atividade em Cruzeiro do Sul. Com essa parceria entre escolas e o IFAC, estamos criando um espaço de descoberta. Pode ser que, entre esses jovens, estejam futuros cientistas, engenheiros ou professores. A Olimpíada é uma oportunidade para descobrir e incentivar esses talentos”, destacou.

As inscrições para participar das olimpíadas seguem abertas até o dia 1º de maio. A etapa nacional da competição será realizada no Rio de Janeiro, e os estudantes de Cruzeiro do Sul seguem confiantes em representar bem a cidade.

Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

o prefeito Valdelio Furtado esteve na sede do Sinteac, onde visitou o presidente da entidade, Erivan Ferreira, e aproveitou para conhecer o ponto de atendimento do LabSul
O animal, que já veio ao mundo sem vida, foi observado pelo médico veterinário e pecuarista Lucas Thaler.
Segundo o levantamento, 57,6% dos domicílios particulares permanentes do estado estão em setores censitários onde não há sequer uma árvore no entorno.
Raros e desconhecidos, são pequenos na imais que jamais vão ao solo e cientistas querem descobrir qual a importância deles opara a manutenção do ecossistema
Ao todo, estão sendo ofertadas 1.116 bolsas, distribuídas entre os campi Cruzeiro do Sul, Rio Branco, Baixada do Sol e Xapuri.
Acidente ocorreu em Epitaciolândia; apesar da gravidade, vítima sofreu apenas escoriações e permanece internada para avaliação.
Ação nacional liderada pela Polícia Civil cumpre mandados, realiza prisões e bloqueia mais de R$ 5 milhões em contas bancárias
Falta energia elétrica, não há água potável para as crianças beberem, a unidade sequer possui bebedouro, e não existe fogão para o preparo da merenda escolar.
Não existem mais publicações para exibir.