INSS: PF apreende anotações que sugerem pagamento de propina para ex-cúpula

Anotações à mão estariam em cadernos apreendidos pela Polícia Federal e mostrariam percentual de 5% ao lado de nomes de investigados, o que poderia indicar repasses financeiros.


VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

A Polícia Federal (PF) encontrou cadernos com anotações à mão que sugerem que o ex-presidente do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), Alessandro Stefanutto, e o procurador-geral do órgão afastado Virgílio Antônio Ribeiro de Oliveira Filho, teriam recebido propina no esquema de descontos mensais de aposentados e pensionistas.

As apreensões foram realizadas em uma empresa de Antônio Carlos Camilo Antunes, apontado como lobista e chamado de “Careca do INSS” pela PF.

Segundo fontes com acesso ao caso, as anotações mostrariam o percentual de 5% ao lado do nome “Staf” e também de “Virgílio”, que, segundo agentes da investigação, seriam indicativos de repasses financeiros. A informação foi revelada pelo O Globo e confirmada pela CNN.

A CNN apurou que há outras anotações com indicação de repasses em análise. Por isso, não há neste momento, conclusão de que a ex-cúpula do órgão recebeu propina ou, em caso positivo, qual período ou quais os valores fechados.

A PF analisa o material para atestar a autenticidade e fazer um possível rastreamento do dinheiro com base nos percentuais indicados.

Uma perícia nos cadernos não está descartada. Nesses casos, o material é enviado ao Instituto Nacional de Criminalística (INC) para que os peritos façam um trabalho técnico e possam detalhar quem escreveu.

Como antecipado pela CNN, somente após análise e perícia de todo o material, a PF marcará os depoimentos dos investigados. Entre eles, devem ser chamados para interrogatórios Stefanutto, Virgílio e o ex-ministro da Previdência, Carlos Lupi, que deve colaborar como testemunha.

Procurado pela CNN, o advogado do “Careca do INSS” disse que não comenta processos
em curso. Contudo, declarou que as acusações apresentadas contra seu cliente não correspondem à realidade dos fatos.

A reportagem aguarda retorno das defesas de Stefanutto e Virgílio.

Por: CNN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O estupro ocorreu em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.
A Polícia Civil cumpriu os mandados de prisão temporária contra os dois depois de o laudo toxicológico apontar a presença de chumbinho no corpo de Larissa, que tinha 37 anos.
O prazo para o envio da documentação é de 10 dias úteis, com o e-mail prac-nugep@mpf.mp.br sendo o canal oficial para a submissão.
Em parceria com a Secretaria de Assistência Social, sob a coordenação da secretária Ivanete Lopes, a Prefeitura realizou a entrega de blusas e carteirinhas aos integrantes do grupo da Melhor
Todos os meses, os pacientes recebem a medicação fornecida pelo SUS e precisam tomar os comprimidos diariamente.
O deputado foi afastado como punição por ofensas à ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, que é deputada federal licenciada pelo PT do Paraná, e contra o namorado dela, deputado
Até o momento, Parolin lidera a lista, com 29% das apostas. Secretário de Estado do Vaticano, ele foi um dos principais auxiliares do papa falecido.
Condenados por roubo, homens foram capturados em ações distintas e levados para delegacia de Cruzeiro do Sul; ambos estavam com mandados de prisão em aberto.
Não existem mais publicações para exibir.