Casamentos entre mulheres dobram no Acre em 2023, enquanto uniões entre homens caem

Estado registrou 24 casamentos homoafetivos no ano passado; todos foram entre brasileiros.

Foto: Getty Images via BBC

O Acre registrou 24 casamentos entre pessoas do mesmo sexo em 2023, conforme dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O levantamento mostra um comportamento oposto entre os gêneros: as uniões entre mulheres dobraram, enquanto os casamentos entre homens apresentaram queda.

Foram 16 casamentos entre cônjuges femininas, o dobro do observado em 2022, quando ocorreram 8 uniões. Entre os casais masculinos, houve redução de 27%, passando de 11 registros em 2022 para apenas 8 em 2023.

O levantamento detalha ainda que, entre os casamentos entre homens, 7 foram entre solteiros e 1 envolveu um homem divorciado. Já entre as mulheres, 13 uniões ocorreram entre solteiras, e 3 envolveram divorciadas.

Todos os 24 casamentos homoafetivos registrados no Acre foram realizados entre brasileiros.

No cenário nacional, o Brasil contabilizou, em 2023, 4.175 casamentos entre homens e 7.023 entre mulheres, evidenciando uma presença crescente da formalização de uniões homoafetivas no país — especialmente entre casais femininos.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A deputada afirmou que não tem condições de pagar sozinha as multas que lhe foram impostas, algumas ainda em fase de execução antecipada.
A principal reivindicação é por uma resposta das autoridades e a interrupção das supostas violações cometidas pelos agentes ambientais.
Jairo atuava como assessor de imprensa da vice-governadora e acompanhava uma comitiva do governo em agenda oficial no Rio de Janeiro quando foi encontrado morto, na segunda-feira, 19, no hotel
Segundo o gerente, Carioca deu entrada no hotel por volta do meio-dia do último sábado, 17, tendo a sua saída marca para ao meio-dia desta terça-feira, 19.
Os dados são da última edição do Boletim Epidemiológico da Secretária de Estado de Saúde (Sesacre).
No período da manhã, um motociclista colidiu com uma pedestre na cabeceira da Ponte da União.
O motorista fugiu do local logo após a colisão.
Dado faz parte de pesquisa apoiada pelo Ministério da Igualdade Racial
Não existem mais publicações para exibir.