Acre será o primeiro estado a usar drone tático para monitorar fronteiras

O equipamento será integrado às operações de todas as forças de segurança do estado, incluindo o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais.

Fotos: Secom

O Acre passou a utilizar o drone Harpia como reforço no monitoramento da segurança pública, sendo o primeiro estado brasileiro a incorporar o drone Harpia ao monitoramento da segurança pública, com foco especial nas áreas de fronteira. O equipamento será integrado às operações de todas as forças de segurança do estado, incluindo o Corpo de Bombeiros e órgãos ambientais.

A aquisição do drone representou um investimento de mais de R$ 6,6 milhões, com recursos do governo estadual e emenda parlamentar do deputado federal Ulysses Araújo. Além disso, quatro veículos foram entregues à Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), elevando o total do investimento para mais de R$ 7 milhões.

“O diferencial desse equipamento é que nós teremos imagens em tempo real durante o percurso dele durante as fronteiras do nosso estado, garantindo que a gente otimize os recursos, tanto logísticos, como humanos. Pois ele vai na área, faz esse reconhecimento e, dependendo do cenário, mobilizamos nossas aeronaves e efetivo. Assim, seremos mais cirúrgicos”, explicou o secretário de Segurança Pública, Américo Gaia.

Gaia também destacou que quatro servidores passarão por capacitação para operar o drone e que a tecnologia já tem sido incorporada ao sistema de segurança do estado. “Todas as nossas rodovias que, hoje, saem das cidades em direção à fronteira são videomonitoradas. E o Vant vem para otimizar esse serviço de segurança pública”, completou.

O drone Harpia, fabricado pela empresa Advanced Technologies Security e Defense (ADTech), possui autonomia de 12 horas de voo, velocidade de 100 km/h e alcance de até 1.200 km. Ele pode levar uma carga útil, como câmera, mas também fotogrametria e outras cargas. Todo produto gerado pela carga útil é transmitido em tempo real para o tomador de decisão, que vão observando as imagens e passar o comando para a tropa em solo ou para a equipe tática do que fazer.

A entrega do drone e dos veículos foi acompanhada pelo governador Gladson Cameli, que ressaltou a atuação conjunta entre diferentes esferas do poder público. “Estamos avançando cada vez mais com tecnologia e reforçando parcerias com a Câmara Federal, que tem nos ajudado, principalmente com recursos para a Segurança Pública”, declarou.

Por Ac24horas, Com informações da Agência de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O secretário municipal de Saúde, Marcelo Siqueira, destacou que a estratégia busca ampliar a conscientização sobre os riscos não apenas da dengue, mas também de outras doenças transmitidas pelo mesmo
Profissionais de saúde do Alto Juruá recebem capacitação sobre acidentes com animais peçonhentos
Ysla Brendha de Souza Kinpara, de 33 anos, filha do coronel da reserva da PM-AC Marcos Kinpara, morreu nesta segunda-feira (26) em São Paulo após ter 90% do corpo queimado.
A gravação, feita no interior do próprio gabinete, gerou críticas entre internautas e levantou questionamentos sobre a conduta do gestor público.
Texto segue para análise do Senado.
O acusado foi encaminhado para a Unidade de Segurança Pública de Sena Madureira e, em seguida, será transferido para o presídio Evaristo de Moraes.
Prefeito Zé Luiz confirma retorno do Festival do Coco em Mâncio Lima com grandes surpresas para setembro
Não existem mais publicações para exibir.