Com apoio da prefeitura e do Sebrae, agricultor de Porto Walter leva café beneficiado à Expoacre Juruá

Porto Walter marca presença na Expoacre Juruá com produção local de café e marca própria.

O produtor rural Messias Robson, morador de Porto Walter, participa pela primeira vez da Expoacre Juruá e leva consigo uma história de dedicação, inovação e apoio coletivo. Ele cultiva café há três anos e começa a colher os frutos — literalmente — do trabalho iniciado com incentivo técnico e institucional.

“A ideia do plantio de café chegou em Porto Walter através do nosso prefeito. Ele levou um técnico para dar um curso sobre o cultivo, porque até então a gente não conhecia nada do assunto”, contou Messias.

A iniciativa contou com o apoio direto da Prefeitura de Porto Walter, que doou as primeiras mudas, adquiridas em Mâncio Lima, e ofereceu suporte logístico para que os produtores locais pudessem participar da Expoacre Juruá 2025, em Cruzeiro do Sul.

Messias também destacou o papel importante do Sebrae, especialmente na pessoa da consultora Laís e sua equipe, que ofereceram apoio e incentivo para que a produção rural de Porto Walter fosse representada na feira.

“Recebemos o convite do Sebrae e, com o apoio deles e da prefeitura, conseguimos estar aqui mostrando nosso produto ao público da região”, explicou.

Ao contrário de muitos produtores que vendem o grão in natura, Messias decidiu investir em um produto com maior valor agregado: o café beneficiado. Ele registrou uma marca própria com o nome do município e iniciou o processo de venda direta ao consumidor.

“Eu preferi não vender o grão cru. Resolvi criar a marca, registrar e vender o café beneficiado. Ainda é a primeira safra, então só ao final dela vou ter noção exata do faturamento”, explicou.

O caso de Messias Robson é um exemplo de como o incentivo técnico, o apoio público e a valorização da produção local podem transformar realidades e fortalecer o pequeno produtor rural. Sua presença na Expoacre Juruá 2025 representa não apenas Porto Walter, mas também o potencial crescente do café no Vale do Juruá.

Redação Juruá24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Segundo informações confirmadas pela conselheira tutelar Erivalda Silva de Meneze.
As medidas só abrangem quem tem problemas cadastrais na Receita Federal.
A medida busca dar mais flexibilidade ao uso dos recursos, especialmente em ações que demandam execução rápida.
A Marcha para Jesus já é considerada uma das maiores manifestações religiosas do país.
Ainda de acordo com o parlamentar, quatro comunidades rurais são beneficiadas com a iniciativa.
A participação do Acre no programa reforça o compromisso da SEE com a promoção da cidadania e o protagonismo juvenil.
A investigação segue em andamento para apurar o grau de envolvimento da adolescente e se há outros envolvidos no planejamento.
O coordenador da Seagri no Vale do Juruá, Marcos Pereira, destacou que a premiação inédita é um marco para o rodeio na região.
Não existem mais publicações para exibir.