Acre amplia fontes de receita e uso de recursos do fundo agropecuário

A medida busca dar mais flexibilidade ao uso dos recursos, especialmente em ações que demandam execução rápida.

Foto: Sérgio Vale

O governador do Acre, Gladson Cameli (Progressistas), sancionou nesta quarta-feira, 02, a Lei nº 4.602/2025, que altera a legislação do Fundo Agropecuário Estadual (FUNAGRO) para atualizar suas fontes de receita e ampliar as possibilidades de destinação dos recursos. O texto foi aprovado pela Assembleia Legislativa e é de autoria do Poder Executivo.

Criado em 1980, o FUNAGRO é um instrumento de apoio às políticas públicas voltadas ao setor agropecuário. Com a nova redação, o fundo passa a contar com receitas provenientes da utilização de espaços públicos sob responsabilidade do órgão gestor, do recebimento de patrocínios e de contratos firmados para a realização de eventos patrocinados, além de outras receitas destinadas a qualquer título.

A nova lei também permite que, com autorização do Conselho-Diretor, até 80% da receita disponível no FUNAGRO possa ser utilizada em despesas de custeio e investimentos dentro do mesmo exercício financeiro. A medida busca dar mais flexibilidade ao uso dos recursos, especialmente em ações que demandam execução rápida.

Outro ponto de destaque é a ampliação dos objetivos do fundo, que agora poderá apoiar eventos como feiras, exposições, capacitações, encontros técnicos e outras ações voltadas ao desenvolvimento sustentável no meio rural.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As medidas só abrangem quem tem problemas cadastrais na Receita Federal.
A Marcha para Jesus já é considerada uma das maiores manifestações religiosas do país.
Ainda de acordo com o parlamentar, quatro comunidades rurais são beneficiadas com a iniciativa.
A participação do Acre no programa reforça o compromisso da SEE com a promoção da cidadania e o protagonismo juvenil.
A investigação segue em andamento para apurar o grau de envolvimento da adolescente e se há outros envolvidos no planejamento.
O coordenador da Seagri no Vale do Juruá, Marcos Pereira, destacou que a premiação inédita é um marco para o rodeio na região.
Entre janeiro e maio, foram 642 ocorrências de roubo, o que representa uma diminuição de 27,87% em relação ao mesmo período de 2024, quando o total chegou a 890 registros.
Segundo informações do portal O Tempo Aqui.
Não existem mais publicações para exibir.