Sebrae destaca produtos com Indicação Geográfica na Expoacre Juruá 2025: açaí de Feijó e farinha do Juruá ganham visibilidade

O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.

Na Expoacre Juruá 2025, o Sebrae tem cumprido um papel essencial na valorização dos produtos regionais com certificação de procedência. Entre os destaques, estão o açaí de Feijó e a farinha de Cruzeiro do Sul, os únicos dois produtos do Acre que possuem o selo de Indicação Geográfica (IG), reconhecimento que garante a autenticidade, origem e qualidade de itens tradicionais da região.

Segundo Laís Mappes, gerente do escritório regional do Sebrae no Juruá, Tarauacá e Envira, o espaço do Sebrae na feira tem como objetivo reforçar a importância desses produtos, além de fortalecer as cooperativas envolvidas na cadeia produtiva. “O açaí de Feijó já é conhecido em todo o Brasil, assim como a farinha do Juruá. Nosso trabalho agora é estruturar ainda mais essas cadeias produtivas, por meio de ações de gestão, consultorias e capacitações, para que esses produtos ganhem prateleiras em todo o país e, futuramente, no mundo”, afirmou.

Laís explicou que no dia 8 de agosto, o Sebrae iniciará uma nova etapa de acompanhamento técnico com um consultor especializado, voltado especialmente à Cooperativa AçaíCop, responsável pelo açaí certificado de Feijó. “Queremos que a cooperativa esteja fortalecida, preparada para agregar valor ao produto e explorar mercados exigentes, que reconhecem a importância do selo de procedência”, destacou.

O selo de Indicação Geográfica assegura ao consumidor que está adquirindo um produto com rastreabilidade, qualidade sanitária e respeito às boas práticas de produção. “O açaí de Feijó, por exemplo, é 100% nativo e orgânico. A certificação atesta que ele passou por processos adequados de colheita, limpeza e manejo, garantindo um alimento seguro e de alto padrão”, reforçou Laís.

A gestora também lembrou que o Sebrae, em parceria com instituições como a Embrapa e o Ministério da Agricultura, foi responsável por todo o processo de certificação, e que o trabalho não para após a entrega do selo. “É preciso seguir investindo na gestão, na produção e na comercialização para que os produtos com IG realmente cheguem onde devem: nas prateleiras dos grandes centros consumidores”, finalizou.

O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.

Redação Juruá24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Francinei Santos destacou o potencial da região para transformar produtos naturais em fontes de renda sustentável, gerando oportunidades e promovendo o uso responsável dos recursos da floresta.
A empresária Júlia Gomes, presidente da cooperativa Açaicoop e proprietária de uma agroindústria no município de Feijó, participa da feira levando polpas, sucos e outros produtos derivados do açaí.
Mesmo diante do quadro de saúde, a expectativa do público é grande para o show de encerramento, que promete atrair uma multidão à Arena do Juruá.
Em gesto inédito, vereador de Porto Valter usa recurso próprio para beneficiar pescadores com canoas no Lago do Maitá
Já no centro e no oeste do estado, que inclui cidades como Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, o tempo também permanece seco e ensolarado.
Depois dos fogos, desfiles e orações, as montarias emocionantes se seguiram na busca pelos 8 segundos em cima dos touros.
O show está marcado para as 22 horas, logo depois da apresentação de Eric Land.
Os casamentos serão realizados pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão.
Não existem mais publicações para exibir.