Na Expoacre Juruá 2025, o Sebrae tem cumprido um papel essencial na valorização dos produtos regionais com certificação de procedência. Entre os destaques, estão o açaí de Feijó e a farinha de Cruzeiro do Sul, os únicos dois produtos do Acre que possuem o selo de Indicação Geográfica (IG), reconhecimento que garante a autenticidade, origem e qualidade de itens tradicionais da região.
Segundo Laís Mappes, gerente do escritório regional do Sebrae no Juruá, Tarauacá e Envira, o espaço do Sebrae na feira tem como objetivo reforçar a importância desses produtos, além de fortalecer as cooperativas envolvidas na cadeia produtiva. “O açaí de Feijó já é conhecido em todo o Brasil, assim como a farinha do Juruá. Nosso trabalho agora é estruturar ainda mais essas cadeias produtivas, por meio de ações de gestão, consultorias e capacitações, para que esses produtos ganhem prateleiras em todo o país e, futuramente, no mundo”, afirmou.
Laís explicou que no dia 8 de agosto, o Sebrae iniciará uma nova etapa de acompanhamento técnico com um consultor especializado, voltado especialmente à Cooperativa AçaíCop, responsável pelo açaí certificado de Feijó. “Queremos que a cooperativa esteja fortalecida, preparada para agregar valor ao produto e explorar mercados exigentes, que reconhecem a importância do selo de procedência”, destacou.
O selo de Indicação Geográfica assegura ao consumidor que está adquirindo um produto com rastreabilidade, qualidade sanitária e respeito às boas práticas de produção. “O açaí de Feijó, por exemplo, é 100% nativo e orgânico. A certificação atesta que ele passou por processos adequados de colheita, limpeza e manejo, garantindo um alimento seguro e de alto padrão”, reforçou Laís.
A gestora também lembrou que o Sebrae, em parceria com instituições como a Embrapa e o Ministério da Agricultura, foi responsável por todo o processo de certificação, e que o trabalho não para após a entrega do selo. “É preciso seguir investindo na gestão, na produção e na comercialização para que os produtos com IG realmente cheguem onde devem: nas prateleiras dos grandes centros consumidores”, finalizou.
O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.
Redação Juruá24horas