Sebrae aposta na bioeconomia como caminho para o desenvolvimento sustentável no Vale do Juruá

Francinei Santos destacou o potencial da região para transformar produtos naturais em fontes de renda sustentável, gerando oportunidades e promovendo o uso responsável dos recursos da floresta.

O Sebrae tem fortalecido o conceito de bioeconomia como estratégia de desenvolvimento para o Vale do Juruá, região que abriga 85% de cobertura florestal e concentra alguns dos maiores ativos da sociobiodiversidade do Acre. Durante a Expoacre Juruá 2025, o analista técnico Francinei Santos destacou o potencial da região para transformar produtos naturais em fontes de renda sustentável, gerando oportunidades e promovendo o uso responsável dos recursos da floresta.

“Acreditamos que o Vale do Juruá tem vocação natural para liderar a bioeconomia no Acre. Produtos como o açaí, que já possui selo de indicação geográfica em Feijó, os óleos vegetais, o mel, as essências e os cosméticos naturais fazem parte de cadeias produtivas com grande valor agregado”, afirmou Francinei.

Além de atuar com produtos que já estão consolidados, o Sebrae se prepara para investir na estruturação de novas cadeias promissoras, como a do cacau, apontado como o próximo destaque da região, ao lado da crescente cafeicultura.

Francinei explicou que o Sebrae trabalha em parceria com instituições como a Funtac, a Secretaria de Agricultura (Seagri), o Senar e outras entidades. “Nosso objetivo é capacitar e dar suporte técnico a pelo menos mil produtores rurais. Oferecemos consultorias, treinamentos, acesso a mercado e estratégias de inovação, para que os produtos bioativos da região possam conquistar espaço nos mercados local, nacional e internacional”, completou.

A atuação integrada visa transformar o potencial florestal do Juruá em desenvolvimento sustentável, garantindo renda para as famílias extrativistas e agricultores, ao mesmo tempo em que valoriza a floresta em pé. A bioeconomia, segundo Francinei, é uma oportunidade real de conciliar conservação ambiental com crescimento econômico para o Acre.

Redação Jurua24horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

De acordo com o Ministério Público do Acre, investigação da Polícia Civil revelou que além da violência sexual, as meninas eram submetidas a violência psicológica, sendo que uma delas chegou
O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.
A empresária Júlia Gomes, presidente da cooperativa Açaicoop e proprietária de uma agroindústria no município de Feijó, participa da feira levando polpas, sucos e outros produtos derivados do açaí.
Mesmo diante do quadro de saúde, a expectativa do público é grande para o show de encerramento, que promete atrair uma multidão à Arena do Juruá.
Em gesto inédito, vereador de Porto Valter usa recurso próprio para beneficiar pescadores com canoas no Lago do Maitá
Já no centro e no oeste do estado, que inclui cidades como Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, o tempo também permanece seco e ensolarado.
Depois dos fogos, desfiles e orações, as montarias emocionantes se seguiram na busca pelos 8 segundos em cima dos touros.
O show está marcado para as 22 horas, logo depois da apresentação de Eric Land.
Não existem mais publicações para exibir.