A qualidade do ar em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, na manhã desta quarta-feira (9) é mais de duas vezes pior do que as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. A capital é a quarta, no ranking de cidades brasileiras mais poluídas. As informações são da plataforma IQAir, que mede a qualidade do ar em todo o mundo.
De acordo com a plataforma, o ar em Rio Branco às 7h00 mediu 11.9 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico) em um sensor localizado no bairro Tucumã, 2.4 vezes acima da recomendação da OMS. Outros sensores instalados na Vila do V, Bujari e Senador Guiomard indicam boa qualidade no ar, o que sugere que a poluição presente na capital esteja relacionada a queimadas na mesma micro região.
Com o resultado, Rio Branco é a quarta cidade mais poluída do Brasil para o horário aferido. São Paulo (SP) ocupa o primeiro lugar; Manaus (AM), o segundo; Camaçari (BA), o terceiro.
Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, também registra nível acima da média em poluição do ar. Um sensor localizado no campus da Universidade Federal do Acre mediu 10.2 µg/m³, número duas vezes acima do recomendado.
Os resultados da medição em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul deixam a qualidade do ar na classificação “moderada”, quando são recomendados o uso de máscaras em atividades externas, o uso de purificadores de ar, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.
*as informações são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.
Por Ac24horas