Cruzeiro do Sul tem níveis de poluição no ar acima das diretrizes da OMS

Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, também registra nível acima da média em poluição do ar.

A qualidade do ar em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul, na manhã desta quarta-feira (9) é mais de duas vezes pior do que as diretrizes recomendadas pela Organização Mundial de Saúde. A capital é a quarta, no ranking de cidades brasileiras mais poluídas. As informações são da plataforma IQAir, que mede a qualidade do ar em todo o mundo.

De acordo com a plataforma, o ar em Rio Branco às 7h00 mediu 11.9 µg/m³ (microgramas de partículas finas inaláveis por metro cúbico) em um sensor localizado no bairro Tucumã, 2.4 vezes acima da recomendação da OMS. Outros sensores instalados na Vila do V, Bujari e Senador Guiomard indicam boa qualidade no ar, o que sugere que a poluição presente na capital esteja relacionada a queimadas na mesma micro região.

Com o resultado, Rio Branco é a quarta cidade mais poluída do Brasil para o horário aferido. São Paulo (SP) ocupa o primeiro lugar; Manaus (AM), o segundo; Camaçari (BA), o terceiro.

Cruzeiro do Sul, no interior do Acre, também registra nível acima da média em poluição do ar. Um sensor localizado no campus da Universidade Federal do Acre mediu 10.2 µg/m³, número duas vezes acima do recomendado.

Os resultados da medição em Rio Branco e em Cruzeiro do Sul deixam a qualidade do ar na classificação “moderada”, quando são recomendados o uso de máscaras em atividades externas, o uso de purificadores de ar, e que sejam evitados exercícios ao ar livre.

*as informações são dinâmicas e podem mudar a qualquer momento.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os nomes dos envolvidos no esquema de desmatamento ilegal não foram divulgados pela Justiça.
Na entrevista de hoje, Haddad disse que não pode se antecipar à decisão que será tomada pelo Supremo em relação ao IOF.
Entre os produtos que tiveram baixas está a batata, que diminuiu nas capitais do centro-sul nos meses de maio e junho.
A presença de Michelle Bolsonaro é arquitetada pelo senador Márcio Bittar (UB), e acontecerá o Teatro dos Náuas, na rua Purus, número 479, a partir das 9h00.
De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (SES), o procedimento não teve intercorrências.
A umidade relativa do ar durante a tarde varia entre 30% e 40%, e pode alcançar entre 70% e 80% nas primeiras horas da manhã.
Apesar da aprovação do texto-base, a medida gerou forte reação de parte da oposição.
De acordo com a Caixa, o aumento busca ampliar as premiações e fortalecer os repasses sociais, contribuindo para o desenvolvimento do país.
Não existem mais publicações para exibir.