Abril de 2025 registra quase o dobro da chuva esperada no Acre , aponta Defesa Civil

Volume acumulado chegou a 357,8 mm, enquanto média histórica do mês é de 197 mm.

Foto: Juan Vicent Diaz

O mês de abril encerrou com um volume de chuvas muito acima da média em Rio Branco. Segundo dados da Defesa Civil Municipal, choveu 357,8 milímetros, quando o esperado para o período era de 197 mm — o que representa um aumento de aproximadamente 82% em relação à média histórica.

“Choveu muito, muito acima do esperado. Praticamente dobrou o que se espera para abril”, afirmou o coordenador da Defesa Civil Municipal, tenente-coronel Cláudio Falcão. Ele destacou que este foi, com certeza, o abril mais chuvoso dos últimos cinco anos. “E pode ser também o mais chuvoso da última década. Estamos comparando os dados para confirmar.”

De acordo com Falcão, a anomalia pode estar relacionada ao enfraquecimento ou até mesmo à ausência do fenômeno La Niña em março, o que interferiu diretamente nas condições climáticas de abril.

A previsão para maio é de 103 a 104 mm de chuva. Falcão alerta que o cenário atual é de neutralidade climática, ou seja, sem influência ativa dos fenômenos El Niño ou La Niña, o que pode levar a variações imprevisíveis nas chuvas.

A Defesa Civil segue monitorando a situação com apoio de institutos de meteorologia nacionais, especialmente para se preparar para o período de estiagem que se aproxima. “Sabemos que teremos seca, mas ainda não é possível dizer se será igual, mais branda ou mais intensa que a de 2024”, pontuou Falcão.

Por A Gazeta do Acre 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As imagens registradas pela equipe de cobertura do jornal Juruá24horas mostram a grandiosidade do evento e a presença massiva do público.
Além de Gusttavo Lima, a programação da Expoacre Juruá segue com outras atrações nacionais e regionais até o dia 6 de julho
O casal apareceu sorridente e receptivo à imprensa, em um clima descontraído e de evidente sintonia.
Expoacre Juruá movimenta Cruzeiro do Sul e é considerada a maior da história, afirma prefeito Zequinha Lima.
Apesar da melhora, Aurora segue sob cuidados intensivos, e a investigação sobre as causas das queimaduras ainda está em andamento.
O radialista e influenciador digital Patrick Tavares entrevistou o artista no aeroporto, na chegada dele ao município.
Está tudo pronto para o início da Expoacre Juruá 2025, em Cruzeiro do Sul, que será aberta às 18h30 horas desta terça-feira, 1, pelo governador Gladson Cameli e parceiros.
Não existem mais publicações para exibir.