FOTO: Whidy Melo/Ac24horas
O Acre perdeu nove posições no ranking de concessão de patentes em 2024, ocupando agora o 25º lugar entre os estados brasileiros, ficando à frente apenas do Pará e Mato Grosso. O indicador faz parte do Pilar de Inovação do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
O levantamento utilizou dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da consultoria Tendências para avaliar o número total de concessões de patentes em cada estado, senpre em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) estadual.
A concessão de patentes é um indicador importante da capacidade de inovação de um estado por refletir o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e processos com potencial para impulsionar a economia.
São consideradas para o indicador: patentes de invenção, concedida para uma inovação original, pode ser um produto, um processo ou até uma nova tecnologia; modelos de utilidade, que diferente da invenção, não é algo totalmente novo, mas sim uma forma nova de uso ou funcionamento que torna um produto mais prático ou eficiente; e certificados de adição, é como um ‘complemento’ de uma patente já existente.
O Pilar de Inovação mede a capacidade dos estados de fomentar pesquisa e desenvolvimento, além de incentivar a geração de novas soluções tecnológicas.
O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que avalia o desempenho das unidades da federação em diversos aspectos, como infraestrutura, sustentabilidade e inovação.
Por Ac24horas