Acre cai nove posições no ranking de concessão de patentes aponta estudo

O indicador faz parte do Pilar de Inovação do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

FOTO: Whidy Melo/Ac24horas

O Acre perdeu nove posições no ranking de concessão de patentes em 2024, ocupando agora o 25º lugar entre os estados brasileiros, ficando à frente apenas do Pará e Mato Grosso. O indicador faz parte do Pilar de Inovação do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

O levantamento utilizou dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e da consultoria Tendências para avaliar o número total de concessões de patentes em cada estado, senpre em relação ao Produto Interno Bruto (PIB) estadual.

A concessão de patentes é um indicador importante da capacidade de inovação de um estado por refletir o desenvolvimento de novas tecnologias, produtos e processos com potencial para impulsionar a economia.

São consideradas para o indicador: patentes de invenção, concedida para uma inovação original, pode ser um produto, um processo ou até uma nova tecnologia; modelos de utilidade, que diferente da invenção, não é algo totalmente novo, mas sim uma forma nova de uso ou funcionamento que torna um produto mais prático ou eficiente; e certificados de adição, é como um ‘complemento’ de uma patente já existente.

O Pilar de Inovação mede a capacidade dos estados de fomentar pesquisa e desenvolvimento, além de incentivar a geração de novas soluções tecnológicas.

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma ferramenta que avalia o desempenho das unidades da federação em diversos aspectos, como infraestrutura, sustentabilidade e inovação.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Militares e civis foram atendidos por inalação de fumaça e desidratação, mas sem registros de queimaduras graves
O incidente foi registrado por volta das 12h41, levando à ação imediata do Corpo de Bombeiros, que deslocou um total de 41 militares, além de 40 profissionais de outras instituições
Os espaços poderão funcionar em unidades básicas de saúde (UBS), UPAs ou locais adaptados, como auditórios, bibliotecas, refeitórios, tendas ou contêineres.
De acordo com Petecão, outros municípios, como Marechal Thaumaturgo e Plácido de Castro, também poderão ser contemplados com recursos adicionais.
O médico Miguel Washington, que atendeu a ocorrência, informou que as pessoas atendidas inalaram bastante fumaça.
O corpo do vigilante foi levado para Cruzeiro do Sul, onde está sendo velado na casa da mãe da vítima. O sepultamento está previsto para acontecer por volta das 16h30
A oficina que pegou fogo é especializada em óleo lubrificante, manutenção e motores. Também não há ainda informações de prejuízos ocasionados pelo fogo e nem o que pode ter causado
A proposta já foi aprovada pelo Congresso e sancionada como parte da nova Lei Geral do Turismo, em setembro de 2023.
Não existem mais publicações para exibir.