Acre é o único estado do país a registrar aumento no desmatamento em 2024, diz MapBiomas

Relatório da Rede MapBiomas aponta queda de 32,4% no desflorestamento em 2024; Cerrado lidera perda de vegetação nativa e Acre é o único estado com aumento

Pelo segundo ano consecutivo, o desmatamento no Brasil apresentou queda. Em 2024, a redução foi de 32,4% em comparação ao ano anterior, de acordo com o mais recente relatório da Rede MapBiomas, divulgado anualmente desde 2019.

Com exceção da Mata Atlântica, que manteve os níveis de supressão vegetal praticamente estáveis, todos os demais biomas brasileiros apresentaram redução nas áreas desmatadas. Desde o início da série histórica, em 2019, o país já perdeu 9.880.551 hectares de cobertura vegetal nativa — uma área equivalente ao território da Coreia do Sul.

O Cerrado se destaca como o bioma mais afetado desde 2023, com 652.197 hectares desmatados apenas em 2024, o que representa mais da metade do desmatamento nacional. A Amazônia aparece em segundo lugar, com 377.708 hectares perdidos no mesmo período.

Entre os estados, o Pará lidera o volume acumulado de áreas desmatadas entre 2019 e 2024. O Maranhão, por sua vez, ocupa o topo do ranking de desmatamento em 2024, apesar de registrar uma queda de 34,3% em relação ao ano anterior.

Na contramão da tendência nacional, o Acre foi o único estado brasileiro a registrar aumento no desmatamento, com alta de 31%. Ainda assim, a região conhecida como Amacro — formada por Amazonas, Acre e Rondônia — apresentou uma redução de 13% nas áreas desmatadas em comparação a 2023.

Contilnet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Notificações visam apurar cobranças indevidas realizadas por entidades sem autorização dos beneficiários

Começa nesta quinta-feira (15) a primeira etapa da matrícula institucional dos candidatos convocados na quarta chamada do Sistema de Seleção Unificada (SISU) 2025 para os cursos de graduação da Universidade

A lista contempla os classificados nos Testes de Aptidão Física (TAF) e de Habilidades no Uso de Ferramentas Agrícolas (THUFA), realizados no dia 7 de maio.
Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto.
Um projeto sobre o tema está parado no plenário da Câmara dos Deputados desde maio de 2023, por falta de consenso.
O acordo de isenção de visto entrará em vigor em 1º de junho e terá validade de um ano, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Lin
O evento acontecerá a partir das 14h na Escola Tancredo Neves.
Além da emissão do RG, o programa também busca facilitar o acesso a certidões e CPF, fortalecendo os direitos básicos desses cidadãos.
Não existem mais publicações para exibir.