Acre já soma mais de 12 mil sistemas de geração de energia solar

As informações constam do painel interativo da agência reguladora, alimentado a partir de dados fornecidos pelas distribuidoras de energia.

Foto: Internet

O estado do Acre ultrapassou a marca de 12 mil unidades de geração distribuída (GD), com base em energia solar, de acordo com dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), atualizados até esta segunda-feira (14). As informações constam do painel interativo da agência reguladora, alimentado a partir de dados fornecidos pelas distribuidoras de energia.

Ao todo, o Acre contabiliza 12.066 sistemas de geração solar fotovoltaica conectados à rede, com 13.084 unidades consumidoras recebendo créditos de energia por meio do Sistema de Compensação de Energia Elétrica (SCEE). A potência instalada total já chega a 134.599,44 kW (ou 134,5 MW), o suficiente para abastecer uma cidade de médio porte.

A geração distribuída no estado é feita exclusivamente por radiação solar, sendo classificada como autoconsumo remoto em 478 das conexões. Essa modalidade permite que a energia gerada em um local seja usada para compensar o consumo de outra unidade de mesma titularidade, em local diferente.

Entre os municípios, Rio Branco concentra o maior número de sistemas e potência instalada. Apenas no bairro da capital, duas conexões registradas têm juntas mais de 318 mil kWh em créditos. O município de Acrelândia, por exemplo, soma 210 sistemas conectados, com potência total de 220 kW.

A classe comercial lidera o uso da energia solar distribuída no estado, com 1.210 sistemas conectados, representando 37.957 kW de potência. Em seguida vem o setor industrial, com 35 unidades e 2.555 kW de potência instalada.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.
A empresária Júlia Gomes, presidente da cooperativa Açaicoop e proprietária de uma agroindústria no município de Feijó, participa da feira levando polpas, sucos e outros produtos derivados do açaí.
Mesmo diante do quadro de saúde, a expectativa do público é grande para o show de encerramento, que promete atrair uma multidão à Arena do Juruá.
Em gesto inédito, vereador de Porto Valter usa recurso próprio para beneficiar pescadores com canoas no Lago do Maitá
Já no centro e no oeste do estado, que inclui cidades como Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, o tempo também permanece seco e ensolarado.
Depois dos fogos, desfiles e orações, as montarias emocionantes se seguiram na busca pelos 8 segundos em cima dos touros.
O show está marcado para as 22 horas, logo depois da apresentação de Eric Land.
Os casamentos serão realizados pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão.
Não existem mais publicações para exibir.