Acre lidera ranking da educação nos anos iniciais na região Norte, aponta Saeb 2023

Esses resultados colocaram o estado na 10ª posição no ranking nacional do Ideb, no recorte dos anos iniciais do ensino fundamental.

Foto: Reprodução

O Acre alcançou a melhor colocação entre os estados da Região Norte no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2023. A educação pública do estado obteve nota 6,45 nos anos iniciais do ensino fundamental e 5,16 nos anos finais, superando os demais da região nos dois indicadores.

Nos anos iniciais, o Acre ficou à frente de Tocantins (6,37), Amazonas (6,07), Rondônia (5,94), Pará (5,69) e Amapá (5,31). Já nos anos finais do ensino fundamental, a segunda melhor média foi registrada pelo Amazonas (5,07), seguido por Rondônia (4,93), Tocantins (4,89), Pará (4,82), Amapá (4,65) e Roraima (4,58).

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que utiliza os resultados do Saeb, considera tanto o desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática quanto o fluxo escolar, que corresponde às taxas de aprovação. A fórmula do Ideb consiste na média das notas padronizadas das disciplinas avaliadas, multiplicada pela média das taxas de aprovação das séries envolvidas.

Com base nesses critérios, o Acre atingiu taxa de aprovação de 94,9% nos anos iniciais, 91,8% nos anos finais e 86,8% no ensino médio. Esses resultados colocaram o estado na 10ª posição no ranking nacional do Ideb, no recorte dos anos iniciais do ensino fundamental.

Com informações da Agência de Notícias do Acre

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Os lances serão realizados exclusivamente pela internet, por meio da plataforma da Fidalgo Leilões.
A mostra volta a ser realizada de forma presencial após dois anos de interrupção, e a expectativa é de grande público.
Os interessados devem consultar o edital e realizar a inscrição dentro do prazo.
O texto agora segue para sanção presidencial.
A iniciativa segue as diretrizes da Instrução Normativa SGP/MGI nº 122/2025, que determina ações de acolhimento e integração para servidores recém-ingressos no serviço público federal.
As investigações seguem em sigilo, e novas diligências já estão sendo articuladas para alcançar outros envolvidos.
Cerca de 90.994 famílias acreanas já estão sendo beneficiadas com as novas regras da tarifa social de energia elétrica, que garantem isenção total do pagamento pelo consumo de até 80
Com um investimento de mais de R$ 2,7 milhões, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tornou realidade o Programa de Análise e Diagnóstico
Não existem mais publicações para exibir.