Acre terá dois aeroportos requalificados pelo Programa AmpliAR, do Governo Federal

Só na Região Norte, estão previstas obras em mais de 20 aeroportos, entre construções novas e requalificações.

O Acre está incluído no Programa AmpliAR, iniciativa do Governo Federal que visa fortalecer a aviação regional em todo o país, com foco especial na Região Norte e na Amazônia. O anúncio foi feito nesta terça-feira, 27, pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, durante participação no programa “Bom Dia, Ministro”.

De acordo com o ministro, o programa prevê a requalificação de dois aeroportos no Acre, como parte de um pacote que inclui 50 aeródromos na Amazônia Legal e em regiões com alto déficit de infraestrutura aeroportuária. Os nomes dos dois aeroportos no Acre que serão beneficiados não foram divulgados.

“O programa AmpliAR é uma prioridade estratégica do governo e tem como foco a melhoria da aviação regional, especialmente na Região Norte, onde sabemos das dificuldades de deslocamento e logística”, destacou Costa Filho.

O governo federal vai investir R$ 3,4 bilhões na primeira etapa do AmpliAR. A proposta é modernizar e tornar funcionais aeroportos que hoje operam em condições limitadas, garantindo mais segurança, eficiência no transporte aéreo e desenvolvimento econômico local.

Além dos recursos públicos, o programa deve atrair mais de R$ 5 bilhões em investimentos privados, por meio de leilões previstos para ocorrer no primeiro semestre de 2025. A modelagem permitirá que concessionárias assumam a gestão de aeroportos regionais, com contrapartidas como redução de outorgas ou aumento dos prazos de concessão.

Só na Região Norte, estão previstas obras em mais de 20 aeroportos, entre construções novas e requalificações. Os estados contemplados são Amazonas (15), Pará (11), Rondônia (4), Tocantins (1), Maranhão (3), Mato Grosso (7) e Acre (2).

Por Ac24horas 

Veja também

A iniciativa é inclusiva e gratuita, promovendo o acesso à cultura e à arte, especialmente para os jovens da periferia.
Durante o evento, Petecão criticou a forma como as ações vêm sendo executadas, sem considerar as especificidades das populações que vivem há décadas na reserva.
Ação integrada apura caso de maus-tratos a animal na zona rural de Mâncio Lima
O ato simbólico e solene marcou um novo capítulo na trajetória política de Delcimar, que agora integra os quadros do PL com o apoio de figuras influentes do cenário político
Ao todo, 140 empresas do Acre participaram do Ciclo 01/2025
A ação também contará com o apoio de órgãos de fiscalização do município, garantindo segurança, organização e fluidez no trânsito.
O objetivo é orientar a população sobre o uso consciente da energia elétrica e esclarecer sobre a nova tarifa social destinada a consumidores de baixa renda.
O secretário reforçou que as convocações só devem ocorrer a partir de janeiro de 2026, o que permite que todos os ajustes necessários sejam realizados até lá.
Não existem mais publicações para exibir.