Acre terá leitos separados para mães de natimorto e aborto espontâneo

A medida busca humanizar o atendimento e garantir maior conforto emocional a pacientes que enfrentam momentos de perda gestacional.

O Governo do Acre sancionou nesta quarta-feira, 26, a Lei nº 4.552, que obriga unidades de saúde públicas e privadas a oferecerem leitos separados para mulheres que sofreram aborto espontâneo ou deram à luz natimortos. A medida busca humanizar o atendimento e garantir maior conforto emocional a pacientes que enfrentam momentos de perda gestacional.

De autoria do deputado Eduardo Ribeiro, o Projeto de Lei nº 57/2024 foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado e sancionado pelo governador Gladson Cameli. Segundo o texto, hospitais e outros estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, conveniados ao Sistema Único de Saúde (SUS) ou particulares, devem disponibilizar ao menos um leito em ambiente separado para essas pacientes. Além disso, fica assegurado o direito a um acompanhante de livre escolha durante o período de internação.

O acompanhamento psicológico também foi destacado como prioridade na nova legislação. Os estabelecimentos de saúde deverão oferecer apoio psicológico desde o momento da internação até o período pós-operatório, tanto para a gestante quanto para o pai. Em caso de inexistência de profissionais habilitados no próprio hospital, outra unidade de saúde mais próxima à residência dos pacientes deverá ser indicada para dar continuidade ao tratamento.

A nova lei será regulamentada pelo Poder Executivo e entrará em vigor 60 dias após sua publicação no Diário Oficial do Estado.

AC24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O crime foi registrado em vídeo e circula nas redes sociais.
Dorival soma sete derrotas em 16 jogos, com média de 1,06 gol por partida
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,65
O valor global de R$ 1,5 milhão será executado mediante abertura de créditos adicionais na SEEL.
O processo é feito no Portal de Acesso Único, e vai até às 23h59 desta quinta-feira, 27 de março
Números sorteados foram: 07 - 20 - 31 - 54 - 55 - 58
Carga de origem estrangeira foi interceptada na BR-364, em Rio Branco; dois suspeitos foram presos.
Acusados em julgamento fazem parte do chamado núcleo crucial.
Não existem mais publicações para exibir.