Clodoaldo Rodrigues cobra soluções para melhorias nos ramais durante sessão na ALEAC

Deputado destaca dificuldades dos produtores rurais e cobra planejamento antecipado para recuperação das estradas

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (11) na Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC), o deputado estadual Clodoaldo Rodrigues cobrou ações efetivas do governo do estado e do Deracre para melhorar a trafegabilidade dos ramais 5 e 7, em Cruzeiro do Sul. O parlamentar destacou os desafios enfrentados pelos produtores rurais durante o período chuvoso e alertou para a necessidade de um **planejamento antecipado na execução das obras de recuperação.  

“Estivemos nos ramais 5 e 7 e constatamos de perto as dificuldades dos produtores. Muitos não conseguem escoar sua produção e acabam tendo prejuízo. No ramal 5, a situação é tão crítica que um caminhão da prefeitura ficou atolado por 10 dias para percorrer menos de três quilômetros. Esse problema afeta não apenas a zona rural, mas também a cidade, como vemos no preço da banana: enquanto nos ramais os produtores perdem a fruta, na cidade, uma palma custa R$ 10”, afirmou Clodoaldo.  

O deputado ressaltou que, em 2022, os serviços de manutenção nos ramais foram realizados com qualidade, mas, desde então, apenas ações paliativas** como a raspagem da estrada foram feitas, agravando a situação.  

“A raspagem retira a camada vegetal, piorando ainda mais a trafegabilidade. Além disso, há bueiros onde a estrada já está abaixo do nível adequado, sem drenagem, o que causa acúmulo de água e acelera o desgaste da pista”, pontuou.  

Clodoaldo também mencionou que a presidente do Deracre anunciou a destinação de recursos para intervenções nos ramais 5 e 7, mas defendeu que essa atenção seja ampliada para outras localidades.  

“Recebemos muitas reclamações sobre o ramal 2, e é fundamental que prefeitos e governo trabalhem juntos para resolver esses problemas, sem que um jogue a responsabilidade para o outro”, frisou.  

Além das estradas, o parlamentar alertou para as condições precárias das pontes, que estariam apodrecendo e colocando em risco a vida dos moradores.  

Por fim, Clodoaldo elogiou a Câmara Municipal de Cruzeiro do Sul, que formou uma comissão com 14 vereadores para organizar uma audiência pública e discutir as melhorias para os ramais da região.  

“Precisamos garantir que os trabalhadores rurais tenham condições dignas de transporte. O planejamento deve começar agora, antes da chegada do verão, para que as ações sejam executadas de forma eficiente e duradoura”, concluiu o deputado.  

Jurua24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O espaço do Sebrae na Expoacre Juruá segue até o domingo (6), com exposição, degustação e vendas de produtos regionais certificados, além de orientação e atendimento aos empreendedores locais.
A empresária Júlia Gomes, presidente da cooperativa Açaicoop e proprietária de uma agroindústria no município de Feijó, participa da feira levando polpas, sucos e outros produtos derivados do açaí.
Mesmo diante do quadro de saúde, a expectativa do público é grande para o show de encerramento, que promete atrair uma multidão à Arena do Juruá.
Em gesto inédito, vereador de Porto Valter usa recurso próprio para beneficiar pescadores com canoas no Lago do Maitá
Já no centro e no oeste do estado, que inclui cidades como Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, o tempo também permanece seco e ensolarado.
Depois dos fogos, desfiles e orações, as montarias emocionantes se seguiram na busca pelos 8 segundos em cima dos touros.
O show está marcado para as 22 horas, logo depois da apresentação de Eric Land.
Os casamentos serão realizados pelo Tribunal de Justiça, por meio do Projeto Cidadão.
Não existem mais publicações para exibir.