Com chuvas, Acre teve menor índice de desmatamento da Amazônia Legal em fevereiro

Os dados são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter).

Foto: Pedro Devanir

O Acre registrou o menor índice de desmatamento da Amazônia Legal em fevereiro de 2025. Segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o estado teve apenas 2 km² de área desmatada no mês. No total, a Amazônia Legal perdeu 80,95 km² de floresta, uma queda de 64,26% em relação ao mesmo período de 2023.

Os dados são do Sistema de Detecção de Desmatamento em Tempo Real (Deter), ferramenta do Inpe que monitora a floresta por imagens de satélite e emite alerta diários para auxiliar órgãos como o Ibama na fiscalização e combate ao desmatamento.

Os estados com mais alerta foram Mato Grosso (29 km²), Roraima (18 km²) e Pará (15 km²). Já Acre, Rondônia (3 km²) e Maranhão (4 km²) registraram os menores índices.

Desde 2023, o Governo Federal reativou o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm), que havia sido interrompido em 2019. O plano prevê investimentos de R$ 730 milhões, vindos do Fundo Amazônia e do programa Floresta+, para ações de controle, regularização fundiária e incentivo a práticas sustentáveis até 2027.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

As vítimas foram as próprias netas dele, de quatro, seis e sete anos de idade na época dos abusos.
Desse total, 6.749 alunos solicitaram isenção da taxa de inscrição, o que representa aproximadamente 67% dos participantes previstos no estado.
O curso será coordenado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio do Projeto Nacional de Qualificação do Uso da Força, e engloba instruções teóricas e práticas, totalizando 40
A programação, que teve início na última quinta-feira (8) às 6h da manhã, segue até sábado (10), às 7h, com quase 50h de programação ininterrupta.
O caso está sendo investigado pela Polícia Civil, e o Ministério Público também acompanha a situação.
A medida está prevista no Projeto de Lei nº 415/2025, encaminhado à Câmara Municipal pelo prefeito.
O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV. Ele sucede o papa Francisco, falecido no último dia 21.
Os resultados individuais do Enem também podem ser aproveitados nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep para aceitarem as notas do exame.
Não existem mais publicações para exibir.