Com visitantes de vários países, Festival Atsa Puyanawa inicia nesta semana no município de Mâncio Lima

A TI Puyanawa, onde vivem cerca de 750 pessoas, fica no município de Mâncio Lima

A Terra Indígena Puyanawa se prepara para um dos principais eventos indígenas do Acre: o Festival Atsa Puyanawa, que inicia sua sexta edição nesta quinta-feira (18) e segue até terça-feira (23). A TI Puyanawa, onde vivem cerca de 750 pessoas, fica no município de Mâncio Lima, no interior do Acre e deve receber pessoas de diversos estados do Brasil e de países como a Bélgica e Estados Unidos.

Festival fortalece e celebra a cultura indígena/Foto: Marcos Santos/Secom

O Festival Atsa Puyanawa é uma tradição do povo e traz uma verdadeira imersão na cultura indígena. Além de crescer o etnoturismo no Acre, o festival movimenta a economia do estado e, principalmente, do município de Mâncio Lima. À Agência de Notícias do Acre, o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, afirmou que o etnoturismo tem crescido muito no Acre e tem ocupado um grande espaço, além de destacar o apoio do governo aos festivais indígenas.

Segundo a Agência de Notícias, nesta edição, cinco mil litros de caiçuma estão sendo preparados. A bebida tem origem indígena e é produzida à base de macaxeira. Além disso, o festival deve contar com danças e músicas tradicionais, pinturas corporais, comidas e bebidas típicas, caminhada na floresta, banho medicinal, desfiles e artesanato.

O 6º Festival Atsa Puyanawa é uma realização da Associação Agroextrativista Puyanawa do Barão e Ipiranga (AAPBI) e conta com o apoio do governo do Acre, por meio da Sete e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

CONTILNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

A solenidade de inauguração contou com a presença de importantes autoridades do Estado, entre elas, a vice-governadora do Acre, Mailza Assis, que destacou a parceria do governo em fortalecer a
Especialistas da Embrapa atribuem essa queda à seca extrema e ao aumento das temperaturas, agravados pelo fenômeno El Niño, que afetaram a floração e a formação dos frutos das castanheiras.
A Justiça também impôs o pagamento de R$ 50 mil a título de danos morais coletivos por parte de cada réu, ressaltando que mesmo danos de menor extensão podem justificar
Os resultados da pesquisa se mostraram promissores para a criação de um inoculante bacteriano.
Explorado pelos maiores cartéis do Hemisfério Sul, o negócio envolve bilhões de dólares e conta com a parceria de facções nacionais
A aplicação será feita pelo Instituto Nosso Rumo, responsável pela organização do certame.
Atualmente morando em Itajaí, Santa Catarina, com a mãe e o irmão, Stephane faz parte da Jordan Dance School, grupo com o qual conquistou a classificação para o campeonato
Desde o ano 2000, a Gol de Placa se tornou referência na formação esportiva e cidadã de crianças e adolescentes no município.
Não existem mais publicações para exibir.