Com visitantes de vários países, Festival Atsa Puyanawa inicia nesta semana no município de Mâncio Lima

A TI Puyanawa, onde vivem cerca de 750 pessoas, fica no município de Mâncio Lima

A Terra Indígena Puyanawa se prepara para um dos principais eventos indígenas do Acre: o Festival Atsa Puyanawa, que inicia sua sexta edição nesta quinta-feira (18) e segue até terça-feira (23). A TI Puyanawa, onde vivem cerca de 750 pessoas, fica no município de Mâncio Lima, no interior do Acre e deve receber pessoas de diversos estados do Brasil e de países como a Bélgica e Estados Unidos.

Festival fortalece e celebra a cultura indígena/Foto: Marcos Santos/Secom

O Festival Atsa Puyanawa é uma tradição do povo e traz uma verdadeira imersão na cultura indígena. Além de crescer o etnoturismo no Acre, o festival movimenta a economia do estado e, principalmente, do município de Mâncio Lima. À Agência de Notícias do Acre, o secretário de Turismo e Empreendedorismo, Marcelo Messias, afirmou que o etnoturismo tem crescido muito no Acre e tem ocupado um grande espaço, além de destacar o apoio do governo aos festivais indígenas.

Segundo a Agência de Notícias, nesta edição, cinco mil litros de caiçuma estão sendo preparados. A bebida tem origem indígena e é produzida à base de macaxeira. Além disso, o festival deve contar com danças e músicas tradicionais, pinturas corporais, comidas e bebidas típicas, caminhada na floresta, banho medicinal, desfiles e artesanato.

O 6º Festival Atsa Puyanawa é uma realização da Associação Agroextrativista Puyanawa do Barão e Ipiranga (AAPBI) e conta com o apoio do governo do Acre, por meio da Sete e da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom).

CONTILNET

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Pais e mães relembraram os desafios enfrentados e as conquistas alcançadas ao longo dos anos
Durante a cerimônia, Alan Rick recebeu uma homenagem da instituição e aproveitou a ocasião para reforçar seu compromisso com políticas pública
Marcelo Mendonça finalizou dizendo que espera ver o município conectado por terra com o restante do país em um futuro próximo.
Até o momento, não há informações oficiais sobre o estado de saúde da criança.
O deputado Nicolau Júnior, presidente da Assembleia Legislativa do Acre, esteve presente no início dos atendimentos ao lado do secretário de Saúde, Pedro Pascoal, e do prefeito Zé Luiz.
O objetivo é chegar em 31 de julho com o desmatamento em queda em relação ao ano anterior”, destacou Capobianco

Os municípios de Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima, no interior do Acre, têm ganhado destaque no cenário turístico nacional graças à força do turismo de base comunitária (TBC). Em

A construção da ponte é um desejo antigo dos moradores do Vale do Juruá e promete melhorar a mobilidade, facilitar o escoamento da produção rural e garantir mais segurança
Não existem mais publicações para exibir.