“Cometa do Diabo” se aproxima da Terra e poderá ser visto no Acre

O “Cometa do Diabo”, considerado pelos cientistas um dos mais brilhantes entre os corpos celestes já visualizados pelo homem, se tornará visível em alguns lugares do Hemisfério Norte, incluindo o

O “Cometa do Diabo”, considerado pelos cientistas um dos mais brilhantes entre os corpos celestes já visualizados pelo homem, se tornará visível em alguns lugares do Hemisfério Norte, incluindo o estado do Acre. O fenômeno deve acontecer entre os dias 19 e 20 de abril, mas já pode ser visto com o auxílio de instrumentos específicos.

Chamado cientificamente de 12P/Pons-Brooks, o corpo celeste foi descoberto em 1812, pelo astrônomo Jean-Louis Pons e ganhou o apelido em 2023, após uma explosão que transformou sua cauda em uma espécie de “chifre”. Essa será a passagem mais próxima da terra desde que o cometa foi descoberto.

O 12/Pons-Brooks não entrará em rota de colisão com a terra e poderá ser visto no Brasil a olho nu e com auxílio de binóculos. A dica é se posicionar em locais altos, longe de áreas urbanas e sem poluição luminosa.

Os cientistas apostam que esse fenômeno poderá render impressionantes observações.

Para localizar o cometa no céu, o observador poderá baixar aplicativos gratuitos de observação de estrelas que estão disponíveis para Android e IOS, como é o caso do Star Walk 2 ou Sky Tonight.

Edinho Levi (estagiário) sob supervisão de Leônidas Badaró

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Mais de 3 mil estudantes do ensino médio participaram das atividades, que envolveram provas de lógica, tecnologia, conhecimentos gerais, desafios digitais e campeonatos de games, promovendo o raciocínio, a criatividade
O aviso, válido até as 10h da segunda-feira (16), aponta chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, além de ventos intensos, que podem chegar de 40 a
A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 5.
A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Polícia Federal (PF) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para confirmar as prisões mencionadas.
O número de mortos subiu para 10, segundo informações da mídia local e dos serviços de emergência.
O ICMBio reafirmou que continuará atuando com rigor, em parceria com órgãos de segurança e justiça, para garantir a proteção da reserva e combater qualquer prática ilegal na região.
Formado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo desde 2008, Davi construiu sua carreira pautado pela ética, profissionalismo e compromisso com a verdade.
Os interessados poderão apresentar seus recursos entre 8h do dia 16 até às 21h59 do dia 17 de junho, pelo link disponibilizado no site da banca.
Não existem mais publicações para exibir.