Nesta quarta-feira, 16, o tempo segue quente e abafado em grande parte das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, além de áreas da Bolívia e do Peru. A previsão indica predomínio de sol, com variação de nuvens e possibilidade de chuvas pontuais, que em alguns pontos podem ser fortes.
Estados como Acre, Rondônia, Amazonas (sul e sudoeste), Mato Grosso (centro, sul, leste e oeste), Goiás e o Distrito Federal, além das planícies da Bolívia e da região de selva no Peru, devem registrar esse padrão climático. Já nas demais áreas do Amazonas e no norte de Mato Grosso, as chuvas podem ser mais intensas, acompanhadas de temporais localizados.
No Acre, o dia será de calor, com sol entre nuvens e pancadas de chuva isoladas ao longo do dia. A possibilidade de chuvas mais fortes é baixa, tanto nas regiões do leste e sul quanto no centro e oeste do estado.
Nas microrregiões de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, a umidade relativa do ar durante a tarde deve variar entre 45% e 55%, podendo atingir entre 90% e 100% ao amanhecer. Os ventos devem soprar fracos a calmos, predominantemente do norte, com variações de noroeste e nordeste.
Cenário semelhante é esperado nas microrregiões de Cruzeiro do Sul e Tarauacá, onde os índices de umidade mínima ficam entre 50% e 60% à tarde, e a máxima também pode alcançar até 100% no início do dia. Os ventos seguem com a mesma direção e intensidade observada no restante do estado.
Por Ac24horas