Decisão liminar suspende greve dos médicos no Acre

A desembargadora sugeriu conciliação entre as partes.

A desembargadora do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), Denise Bonfim, determinou a suspensão imediata da greve dos médicos do estado, que seria deflagrada nesta sexta-feira (09). A decisão liminar impede a paralisação dos serviços dos profissionais médicos nos hospitais sob pena de multa de R$ 10 mil por hora ao Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC).

A ação foi movida pelo Governo do Acre, que alegou ilegalidade na paralisação, apontando falta de negociação prévia e impacto na saúde pública, especialmente em meio a um decreto de emergência devido ao aumento de casos respiratórios. A desembargadora também destacou que a comunicação da greve foi feita com apenas 48 horas de antecedência, contra as 72 horas exigidas por lei.

Os médicos reivindicam o pagamento de salários atrasados e medidas contra assédio moral. O Estado admitiu problemas pontuais no pagamento, mas negou omissão quanto ao assédio, alegando ausência de denúncias formais.

A decisão monocrática inclui a proibição de ocupação de imóveis públicos e autoriza a desocupação em caso de descumprimento. O sindicato terá que comprovar a legalidade da assembleia que aprovou a greve. A desembargadora sugeriu conciliação entre as partes.

A relatora, Denise Bonfim, destacou o risco de colapso na saúde pública, afirmando que “o direito à vida prevalece sobre o direito de greve”. A decisão cabe recurso.

Por Ac24horas 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

O voto foi acompanhado por unanimidade pelos demais desembargadores.
Depois de a liminar ser negada, a defesa do aposentado recorreu ao Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.
Também estão entre os principais desafios atualmente enfrentados pelos jovens a depressão e a ansiedade (48%) e a pressão estética (32%).
No último sábado, 10 de maio, os vereadores Biliarte Souza, Neto Dias, Cleide Silva e Baixinho do Baiano participaram de uma grande celebração em homenagem ao Dia das Mães, realizada
Segundo o órgão, a principal consequência será o alívio do calor intenso que vem sendo registrado nos últimos dias em todas as regiões acreanas.
Durante a ação, foram resgatados uma arara, um bicho-preguiça, uma cobra jiboia e um macaco, todos mantidos em condições de maus-tratos.
Ambos foram classificados como de desenvolvimento crítico.
Mesmo com a dor da ausência, Aldemir faz questão de expressar gratidão.
Não existem mais publicações para exibir.