Desmatamento no Acre representa 1% do total registrado na Amazônia

No mês, foram identificados 167 quilômetros quadrados de áreas desmatadas em toda a região, um aumento de 35% em comparação a março de 2024, quando o desmatamento somou 124 quilômetros

Fotografia: Bruna Obadowski

Em março de 2025, o estado do Acre foi responsável por 1% do total de desmatamento detectado na Amazônia Legal, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon. No mês, foram identificados 167 quilômetros quadrados de áreas desmatadas em toda a região, um aumento de 35% em comparação a março de 2024, quando o desmatamento somou 124 quilômetros quadrados.

Embora a maior parte do desmatamento tenha se concentrado no Mato Grosso (39%), Amazonas (23%) e Pará (17%), o Acre também registrou perda florestal, mantendo sua participação no panorama da devastação ambiental na Amazônia.

Em relação à degradação florestal, que inclui impactos como queimadas e exploração seletiva, o Acre não apareceu entre os estados com maiores registros em março de 2025. A degradação total na Amazônia somou 206 quilômetros quadrados, uma queda expressiva de 90% em relação ao mesmo mês de 2024. As áreas mais afetadas foram o Pará (91%), Maranhão (4%), Roraima (4%) e Mato Grosso (1%).

Sobre a geografia do desmatamento, o levantamento aponta que a maior parte das áreas afetadas (79%) estão situadas em propriedades privadas ou sob diversos estágios de posse. Outros 16% do desmatamento ocorreram em Assentamentos, 5% em Unidades de Conservação e menos de 1% em Terras Indígenas.

AC24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Fraude no INSS não está na pauta oficial do Conselho de Previdência, mas será debatido no encontro desta segunda-feira (28/4)
Com adicionais, valor médio do benefício está em R$ 668,73.
Ele usou o filho de 6 anos em 4 crimes e no ato da prisão, no sábado,26, correu largando uma bicicleta e o garoto, mas foi detido pela PM e
Empresa recebe currículos para cargos administrativos, técnicos e de eletricista, com oportunidades para pessoas com deficiência.
Cerimônia que elege novo pontífice, após a morte de Francisco, reunirá cerca de 135 cardeais, na Capela Sistina.

Apesar de avanços parciais, o aprendizado dos estudantes da rede pública do Acre ainda não voltou aos níveis observados antes da pandemia da covid-19. Dados do Sistema de Avaliação da

Por enquanto não há nenhuma informação sobre o nome da Geni e atuará com o cantor e ator Seu Jorge, que será o comandante que invade a cidade.
No Acre, o comportamento do tempo varia conforme a região.
Não existem mais publicações para exibir.