Desmatamento no Acre representa 1% do total registrado na Amazônia

No mês, foram identificados 167 quilômetros quadrados de áreas desmatadas em toda a região, um aumento de 35% em comparação a março de 2024, quando o desmatamento somou 124 quilômetros

Fotografia: Bruna Obadowski

Em março de 2025, o estado do Acre foi responsável por 1% do total de desmatamento detectado na Amazônia Legal, segundo dados do Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon. No mês, foram identificados 167 quilômetros quadrados de áreas desmatadas em toda a região, um aumento de 35% em comparação a março de 2024, quando o desmatamento somou 124 quilômetros quadrados.

Embora a maior parte do desmatamento tenha se concentrado no Mato Grosso (39%), Amazonas (23%) e Pará (17%), o Acre também registrou perda florestal, mantendo sua participação no panorama da devastação ambiental na Amazônia.

Em relação à degradação florestal, que inclui impactos como queimadas e exploração seletiva, o Acre não apareceu entre os estados com maiores registros em março de 2025. A degradação total na Amazônia somou 206 quilômetros quadrados, uma queda expressiva de 90% em relação ao mesmo mês de 2024. As áreas mais afetadas foram o Pará (91%), Maranhão (4%), Roraima (4%) e Mato Grosso (1%).

Sobre a geografia do desmatamento, o levantamento aponta que a maior parte das áreas afetadas (79%) estão situadas em propriedades privadas ou sob diversos estágios de posse. Outros 16% do desmatamento ocorreram em Assentamentos, 5% em Unidades de Conservação e menos de 1% em Terras Indígenas.

AC24HORAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Natural de Massapê, no estado do Ceará, o homem foi condenado por abusar sexualmente de sua enteada
Em mensagem enviada à cerimônia, Petecão destacou a importância dos investimentos e reafirmou seu compromisso com a população de Rio Branco.
Segundo Amarísio Freitas, o governo já ouviu produtores e representantes dos frigoríficos, e vai realizar um estudo para alcançar um valor que possa atender ambos os lados.
A informação foi repassada por Aderlan Gomes, coordenador geral da Representação da Secretaria de Estado de Educação (RSEE) no município.
O incidente ocorreu na Rua Dom Pedro de Alcântara, no bairro São José.
A programação fortaleceu o espírito de união e orgulho entre a população.
O prefeito Naldo Ribeiro entregou oficialmente três importantes obras de pavimentação urbana para a população.
Fenômeno atinge o estado entre os dias 28 e 30 de abril com possibilidade de raios, ventanias e temperaturas abaixo dos 27 °C, segundo alerta do pesquisador Davi Friale.
Não existem mais publicações para exibir.